07 de maio, dia do oftalmologista

Postada em 7 de maio de 2021 as 08:38
Compartilhe:


A oftalmologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, o diagnóstico e o tratamento das doenças e lesões dos olhos e seus órgãos anexos. Esse foi um dos primeiros ramos da medicina a ser tratado como especialidade independente.

Mesmo sendo alvo de precoces estudos, há registros de que os antigos egípcios já se dedicavam ao estudo da visão, a oftalmologia clínica começou realmente com os gregos. Hipócrates e seus alunos estudaram minuciosamente as doenças oculares. Datam dessa época as primeiras descrições anatômicas do olho.

Somente com os avanços na ótica e nos aparelhos dedicados exclusivamente ao estudo da visão, foi possível a criação de uma ciência e especialidade médica dedicada ao seu estudo e tratamento. A invenção do oftalmoscópio (1851), aparelho que serve para observar o interior do olho, atribuída a Hermann von Helmholtz, permitiu relacionar deficiências visuais a estados patológicos internos. Já os avanços ópticos obtidos pelo médico holandês Frans Cornelis Donders, em 1864, permitiram criar o moderno sistema de prescrição e adaptação de óculos para deficiências visuais específicas.

O dia de hoje é dedicado a essa importante especialidade da medicina. Apesar de ter sido proposto em 1930, e comemorado pelo estado de São Paulo desde essa época, o Dia Nacional do Oftalmologista só foi oficializado em 1986. Vale lembrar que exames anuais e a procura pelo médico especializado pode evitar até 70% dos casos de cegueira e que a correção de pequenas perdas visuais pode evitar muitos e graves problemas no futuro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.