12 de Novembro: Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

Postada em 12 de novembro de 2021 as 08:19
Compartilhe:


As doenças cardiovasculares se destacam entre as causas de morte não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Aqui, sempre houve falta de dados seguros sobre arritmias cardíacas e morte súbita. Foi para trazer mais luz a esta questão que surgiu o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.
Em 2007, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) definiu esta data de referência, o dia 12 de novembro, com a missão de divulgar e alertar a população leiga e profissional sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que acomete mais de 20 milhões de brasileiros e é responsável pela morte súbita de mais de 320 mil pessoas todos os anos.
Nesta data são realizadas campanhas como “Coração na Batida Certa” – da Sobrac -, cujo objetivo é mobilizar médicos e profissionais da área da saúde para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.

De olho no ritmo

Em seu estado normal (ritmo sinusal), o coração contrai ritmicamente, em consequência dos disparos elétricos de forma regular. Quando não há essa regularidade, ocorre uma perturbação do ritmo cardíaco, conhecida como arritmia.
Ao menor sinal de desconforto ou percebendo que há alguma irregularidade nos batimentos do seu coração, procure um cardiologista. Somente a consulta a um especialista pode determinar se há arritmia e que tipo de tratamento deve ser realizado.
Os sintomas mais comuns das arritmias cardíacas são palpitações, escurecimento da vista, tonturas, desmaios, palidez, sudorese (transpiração excessiva), mal estar, dores no peito e falta de ar. Muitos pacientes, entretanto, não têm sintomas e a descoberta da arritmia só ocorre na consulta ao cardiologista. Por isso, tal sintoma ainda é preponderante na ocorrência da morte súbita.
Faça exames regularmente. Não deixe o seu coração sair do ritmo, mantenha a batida certa.

Fontes: sobrac.org / hcor.com.br.

As doenças cardiovasculares se destacam entre as causas de morte não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Aqui, sempre houve falta de dados seguros sobre arritmias cardíacas e morte súbita. Foi para trazer mais luz a esta questão que surgiu o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Em 2007, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) definiu esta data de referência, o dia 12 de novembro, com a missão de divulgar e alertar a população leiga e profissional sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que acomete mais de 20 milhões de brasileiros e é responsável pela morte súbita de mais de 320 mil pessoas todos os anos. Nesta data são realizadas campanhas como “Coração na Batida Certa” – da Sobrac -, cujo objetivo é mobilizar médicos e profissionais da área da saúde para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.  De olho no ritmo  Em seu estado normal (ritmo sinusal), o coração contrai ritmicamente, em consequência dos disparos elétricos de forma regular. Quando não há essa regularidade, ocorre uma perturbação do ritmo cardíaco, conhecida como arritmia. Ao menor sinal de desconforto ou percebendo que há alguma irregularidade nos batimentos do seu coração, procure um cardiologista. Somente a consulta a um especialista pode determinar se há arritmia e que tipo de tratamento deve ser realizado. Os sintomas mais comuns das arritmias cardíacas são palpitações, escurecimento da vista, tonturas, desmaios, palidez, sudorese (transpiração excessiva), mal estar, dores no peito e falta de ar. Muitos pacientes, entretanto, não têm sintomas e a descoberta da arritmia só ocorre na consulta ao cardiologista. Por isso, tal sintoma ainda é preponderante na ocorrência da morte súbita. Faça exames regularmente. Não deixe o seu coração sair do ritmo, mantenha a batida certa.  Fontes: sobrac.org / hcor.com.br.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.