12 de setembro: Dia Nacional do Médico Urologista

Postada em 12 de setembro de 2022 as 18:18
Compartilhe:


No dia 12 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Urologista. A criação da data tem por objetivo contribuir para a conscientização do homem brasileiro quanto à necessidade de cuidar melhor da própria saúde, consultando um médico especializado em diagnosticar e tratar problemas específicos do sistema geniturinário.

A data também homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, que, como médico, se especializou nessa área da medicina no Hospital Cochin, em Paris e atuou nesse setor, tendo sido chefe do serviço de urologia do Hospital Militar da Força Pública do Estado de Minas Gerais. JK foi aclamado em outubro de 2005, pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), como patrono da urologia brasileira, desde então a data é comemorada.

A urologia tem como um dos grandes desafios desmistificar, entre a população em geral e principalmente os próprios pacientes, mostrar que sua área de atuação vai muito além do que um exame de câncer de próstata e que não se trata de uma especialidade médica apenas para homens. O urologista trata de diversas doenças em homens e mulheres que incluem casos de infecções, inflamações, cálculos renais, incontinência urinária, infertilidade, transplante renal, entre outros.

O Sindimed parabeniza todos os médicos urologistas por seu dia.

 

Fontes:
http://sbu-sp.org.br/medicos/noticias/12-de-setembro-dia-do-urologista-2/
http://portalfmb.org.br/2019/09/12/12-de-setembro-dia-do-medico-urologista-3/



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.