13 de novembro: Dia Nacional de Conscientização sobre Hiperacusia

Postada em 13 de novembro de 2021 as 08:00
Compartilhe:


A hiperacusia é caracterizada por uma hipersensibilidade a determinadas frequências e volumes de som. Pessoas com hiperacusia procuram evitar exposição a sons, e podem desenvolver transtornos comportamentais como a ansiedade e o estresse.

Algumas pessoas desenvolvem a hiperacusia após terem sido submetidas, de maneira repentina, a um som muito alto, como o estouro de um pneu, explosões ou disparo de uma arma, por exemplo. Isso pode também acontecer com pessoas que estão constantemente expostas à poluição sonora, como músicos e trabalhadores de fábricas.

Não existe um único motivo para todos os casos, porém, a origem mais comum do distúrbio é a exposição a níveis elevados de decibéis. Na fisiologia da audição de pessoas com esse problema, a porção eferente do nervo auditivo está lesionada, enquanto as células ciliadas permanecem intactas.

A hiperacusia tem tratamento. O paciente deve procurar um otorrinolaringologista e fazer os testes necessários. Mediante o diagnóstico, o médico indica um treinamento para reajustar a sensibilidade às intensidades dos sons. Nesse caso, o paciente precisa fazer um esforço inicial que consiste em entrar em contato, novamente, com os sons ambientes, em vez de evitá-los.

Os resultados positivos com o tratamento podem variar de acordo com o grau de severidade da hiperacusia. Contudo, o treinamento é um processo com efeitos benéficos para a audição do paciente. Geralmente a melhora começa a ser sentida a partir de dois meses de iniciados os procedimentos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.