17 de maio: Dia Mundial da Hipertensão Arterial

Postada em 17 de maio de 2021 as 14:15
Compartilhe:


Para destacar a data e o próprio maio, Mês Mundial da Hipertensão Arterial (HÁ), o Ministério da Saúde e as entidades médicas alertam os cidadãos para que acompanhem sempre sua pressão arterial, para evitar complicações que ocorrem quando ela fica muito alta.

A hipertensão arterial ou pressão alta – como é popularmente conhecida, é uma doença que atinge os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

Em 90% dos casos a doença é herdada dos pais, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como, por exemplo o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física.

Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, em diabéticos.

A pressão alta tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

– praticar atividade física regular;

– aproveitar momentos de lazer;

– abandonar o fumo;

– moderar o consumo de álcool;

– evitar alimentos gordurosos;

– controlar o diabetes.

Em tempos de pandemia e isolamento social atenção redobrada à pressão arterial

Evidências, em todo o mundo, apontam diminuição de procura aos hospitais por doenças cardiovasculares devido ao receio de se infectar pelo coronavírus. Mas com o isolamento social e a preocupação com a pandemia, é natural maior ansiedade, que pode contribuir para o aumento da pressão arterial.

É muito importante adotar atitudes que diminuam o estresse, tais como conversar com parentes e amigos por meios digitais, ler um bom livro, assistir filmes e até técnicas de meditação e relaxamento. Todas essas ações ajudam a manter a pressão controlada.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde – MS (bvsms.saude.gov.br) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (sbh.org.br).

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.