21 de novembro: Dia Nacional da Homeopatia

Postada em 21 de novembro de 2021 as 08:00
Compartilhe:


Hoje, 21 de novembro, o Sindimed-BA homenageia todos os médicos homeopatas. Muita gente já deve ter ouvido a expressão “doses homeopáticas” quando alguém quer se referir a algo que acontece aos poucos ou em pequenas quantidades. A expressão tem origem na utilização dos medicamentos homeopáticos, que é feita em doses reduzidas e diluídas.

No Brasil, o Dia Nacional da Homeopatia é comemorado nesta data (21/11), porque foi neste dia que, em 1840, chegou ao País o homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure, responsável pela criação do Instituto Homeopático do Saí – o primeiro em terras brasileiras a tratar pacientes com essa técnica. Antes de chegar ao Brasil, o próprio Dr. Benoit havia sido salvo de uma tuberculose através da homeopatia.

O termo Homeopatia, criado pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, considerado o precursor dessa abordagem da medicina, em 1796, tem origem grega e significa moléstia semelhante (homeos = semelhante, phatos = moléstia). O tratamento se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates, no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.

A homeopatia estimula a cura “de dentro para fora”, agindo no organismo humano como um todo e não apenas sobre os sintomas apresentados por determinada doença. Os medicamentos homeopáticos são produzidos em farmácias de manipulação e utilizam como matéria-prima ervas, raízes, minerais e animais, entre outras fontes provenientes da natureza.

O tratamento homeopático está disponível no SUS desde 2006. O acesso é feito a partir dos serviços de saúde, tanto em unidades básicas como em serviços especializados e, até mesmo em hospitais, de acordo a organização dos serviços em cada município.
A homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina por meio da Resolução CFM nº 1.295/1989.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.