27 de setembro: Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

Postada em 27 de setembro de 2022 as 18:28
Compartilhe:


Celebrado anualmente em 27 de setembro, o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos lembra a história dos santos católicos Cosme e Damião, irmãos gêmeos que foram médicos. As suas santidades são atribuídas ao motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso. Aos santos é creditado o primeiro dos transplantes que se assume como tal. O feito está imortalizado num quadro de Fra Angélico, onde se observa a intervenção de Cosme e Damião, ao transplantarem a perna de um etíope negro morto, no diácono Justiniano, enquanto ele dormia.

O transplante para muitos ainda é um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar. A data nacional, instituída pela Lei nº 11.584/2007, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para essa alta taxa de recusa, que não ocorre só no Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e religião.

O que é o transplante de órgãos e tecidos

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (cordão umbilical, córnea, medula óssea, ossos, pele) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.

A legislação em vigor determina que a família será a responsável pela decisão final. Após efetivada a doação, a Central de Transplantes do Estado é comunicada e através do seu registro de lista de espera seleciona seus receptores mais compatíveis.

Como se tornar um doador de órgãos e tecidos

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos de tecidos e de células do mundo. Os pacientes recebem assistência integral gratuita, incluindo exames pré-operatórios, cirurgias, acompanhamento e medicamentos pós transplante pela rede pública.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 50 mil brasileiros aguardam na fila do transplante de órgãos. A maioria está à espera de um rim. O transplante de córnea é o segundo com maior número de pacientes na lista.

Se você deseja ser doador de órgãos avise sua família sobre sua vontade. A nova carteira de identidade brasileira já passou a indicar se o cidadão é doador de órgãos ou não. Você só precisa manifestar o seu desejo no momento em que fizer o documento. A doação só é feita se houver morte encefálica, um processo absolutamente irreversível. Ajude a fazer com que muitas histórias continuem a ser contadas. Faça parte dessa corrente do bem: seja um doador.

 

Fontes:
http://www12.senado.leg.br/radio
http://bvsms.saude.gov.br/27-9-dia-nacional-da-doacao-de-orgaos-2/
http://saude.rs.gov.br/breve-historico-sobre-o-dia-nacional-da-doacao-de-orgaos-e-tecidos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.