Mil vagas para médicos brasileiros serão abertas para substituir cubanos

Postada em 9 de novembro de 2016 as 12:37
Compartilhe:


O primeiro edital de seleção de médicos brasileiros para substituição dos profissionais cubanos que atuam no Programa Mais Médicos, do governo federal, será lançado na próxima sexta-feira (11), pelo Ministério da Saúde. Profissionais brasileiros preencherão mil vagas ocupadas atualmente por 834 cubanos, além de repor 166 cargos de médicos que desistiram do programa. Dentre as vagas, para a Bahia serão 81 profissionais substituídos (que dão assistência a 51 municípios da região).

Em entrevista ao jornal Correio publicada na edição desta quarta-feira (9), Francisco Magalhães, presidente do Sindimed, apontou como positiva a medida de substituição para a reinserção dos nossos médicos à atividade. Mas lembra a importância de se pensar na infraestrutura, segurança e condições de trabalho dos profissionais dispostos ao programa.

O período de inscrição para candidatura é do dia 20 de novembro até 23 de dezembro e os resultados saem em janeiro, para já em fevereiro assumirem as funções. Segundo o Ministério da Saúde, “os postos de trabalho oferecidos neste edital são localizados em áreas com o perfil que atrai os profissionais brasileiros, como capitais de estados da Federação, cidades situadas nas regiões metropolitanas e municípios com mais de 250mil habitantes.”.

De acordo com o cardiologista Ângelo Castro Lima, representante da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) no Mais Médicos, em torno de 1060 profissionais que atuam na Bahia são cubanos, representando 73,4% do total de médicos enviados à Bahia pelo Mais Médicos, que atuam em 381 municípios e 9 distritos sanitários indígenas.

Fonte: Correio* (edição 09.11).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.