• Sindicato dos médicos
    Sindimed Sindimed

    Dica Cultural: 7 x 1, o livro

    Postada em 23 de março de 2018 as 16:02
    Compartilhe:


    No dia 27 de março, em Berlim, Brasil e Alemanha vão se enfrentar pela primeira vez após o fatídico 7 a 1 do Mineirão. Em 8 de julho de 2014 surgiu no vocabulário popular a expressão ‘gol da Alemanha’. O fatídico 7×1, resultado do jogo entre Brasil e Alemanha, durante a Copa de 2014, disputada no Brasil, deixou marcas profundas. Apesar disso, esta é a primeira vez que um livro brasileiro analisa o jogo – e o contexto em que ele ocorreu.

    Em Sete Atos, Um Final?, os pesquisadores Darcio Ricca e Max Gehringer investigam as razões do resultado – e seus desdobramentos. Os autores trazem na obra uma reflexão e um olhar diferenciados da imprensa esportiva, investigando os antecedentes do jogo e apontando suas consequências para o futebol brasileiro. Qual seria o motivo do ‘apagão’ visto em campo naquela tarde? Quais as implicações sociais, políticas e culturais dessa derrota? “Este livro resgata os fatos, vai esmiuçá-los e espremê-los até a última gota para, pelo menos, deixar os registros necessários para que algo dessa natureza nunca volte a se repetir”, diz Gehringer.

    Um dos pontos altos deste resgate é o capítulo que reconstitui, minuto a minuto, a partida, na tentativa de compreender este que se tornou um trauma para o futebol brasileiro. Tanto assim que muitos se recusam a falar sobre o assunto. Darcio Ricca e Max Gehringer colocam o ‘dedo na ferida’. “Este livro foi escrito para que nossa memória não fique órfã e possamos tirar o melhor proveito disso, com a ajuda deste lúdico e mercadológico esporte, para crescermos”, afirma Ricca.

    O livro, de 250 páginas, custa R$ 39 e saiu pela Chiado Editora, em dezembro passado.  Aliás, a Chiado é responsável, na sua sede portuguesa, por disseminar a arte poética de Alceu Valença https://www.chiadobooks.com/livraria/o-poeta-da-madrugada Fica assim nossa homenagem ao grande show do dia 7 de abril, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, que reunirá Alceu, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo

    Os autores

    Max Gehringer, comentarista da Rádio CBN e do Fantástico, da TV Globo. Autor da coleção A Saga da Jules Rimet (Revista Placar, Editora Abril), do Almanaque dos Mundiais (Editora Globo) e da coleção A Grande História dos Mundiais (Editora e-galaxia). Darcio Ricca, autor do livro De Charles Miller à Gorduchinha – A Evolução Tática do Futebol em 150 anos de história (1863-2013) pela Livros de Futebol

    Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.
    https://www.facebook.com/marko.ajdaric.79

    Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



  • sindimed.com.br ©2016 Todos os direitos reservados.