O mês de novembro é dedicado a várias campanhas na área de saúde, todas utilizando cores como referência de fixação. A mais conhecida delas – Novembro Azul -, é uma ação mundial de combate ao câncer de próstata. Tem também o Novembro Laranja, criado em 2006, em decorrência do preocupante aumento de problemas auditivos. Além disso, a importância da homeopatia é marcada com uma data nacional da especialidade, e recebe simbolicamente a cor verde.
O Novembro Azul já se firmou como referência da saúde masculina. Já a campanha Novembro Laranja, que surgiu em 2014, vem crescendo a cada ano, conforme explica a diretora de Comunicação do Sindimed Clarice Saba, que é otorrinolaringologista e uma das maiores especialistas em zumbido no Brasil.
A Dra. Clarice informa ainda que, a partir de 2017, passaram a ser feitos alertas também sobre dois tipos de intolerância a sons – a misofonia e a hiperacusia -, que têm seus respectivos dias de conscientização: 12 e 13 de novembro.
A médica afirma que o mundo está mais barulhento e tem crescido a ocorrência de zumbidos no ouvido. “Tenho atendido pessoas cada vez mais jovens, que apresentam sintomas de zumbido, perda auditiva e intolerância a som”, alerta Clarice.
Também diretora do Sindicato, a homeopata Rita Virgínia destaca que o Dia Nacional da Homeopatia – 21 de novembro -, é mais uma grande oportunidade para divulgar essa terapêutica que tantos benefícios oferece à população.
As campanhas em prol da preservação da saúde ressaltam, dentre outras necessidades, a de se investigar sintomas e detectar precocemente doenças que podem ser tratadas e curadas. A conscientização pode fazer a diferença na recuperação do paciente e da sua qualidade de vida.
Como representante da classe médica e atento à saúde e bem-estar coletivos, o Sindimed acompanha de perto estas mobilizações e convida todos os cidadãos e ser engajarem nas campanhas.
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