Centro de referência de combate ao Coronavírus de Jequié

Postada em 11 de setembro de 2020 as 15:27
Compartilhe:


A Clínica São Vicente, em Jequié, foi transformada em centro de combate ao Covid-19. Na visita feita pelo Sindimed às instalações do covidário, infelizmente não foi possível conversar a sós com os médicos. A gestora da unidade, Sra. Viviane Argolo, esteve presente durante todo o tempo da visita. O que se pôde constatar, nessas condições, é de que a taxa de ocupação dos leitos de UTI dedicados a Covid é de 90%. Isso se dá pois esse é o único centro dedicado especificamente pra Covid da cidade, recebendo, ainda, pacientes das demais regiões circunvizinhas.

O centro possui, atualmente, quarenta leitos clínicos e dez leitos de UTI covid dedicados. Nove leitos de UTI estão ocupados no momento e 19 leitos clínicos estão em uso. Foi relatado que há, ainda, um paciente esperando vaga na UTI. Além de ser uma taxa de ocupação alta, há, ainda, uma referência de uma média de dois óbitos por semana nesta unidade.

Quanto as condições de trabalho da equipe médica, foi relatado que existe uma adequação na oferta de EPIs. Os macacões impermeáveis, máscaras N 95, propés, gorros e luvas são distribuídos adequadamente. Segundo a sra. Viviane Argolo, quando o médico se afasta por Covid ele é acompanhado pela própria unidade com tomografia e testes, continuando a receber seus vencimentos durante o período de afastamento.

O contrato dos médicos é através de uma empresa chamada União Comunitária dos Médicos da Bahia que contrata os médicos por via da pessoa jurídica (PJ) junto ao Estado. Nesta unidade foi criado um regime de pagamento por plantão. A equipe médica é escalonada e faz testagem rotineira pra Covid a cada 15 dias, se o médico se apresentar sintomático, porém, é realizado o swab nasal e outros testes laboratoriais.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.