Ciência médica perde o Dr. Zilton Andrade

Postada em 22 de julho de 2020 as 17:38
Compartilhe:


É com tristeza que o Sindimed-BA comunica o falecimento, nesta quarta-feira (22), aos 96 anos, do Dr. Zilton Andrade, ao tempo em que se solidariza com familiares e amigos desse importante médico e cientista baiano.

Em homenagem à sua memória, reproduzimos, a seguir, um breve histórico de sua trajetória, que consta no site da Academia Brasileira de Ciências, de onde era membro titular.

“Nascido em Santo Antônio de Jesus, Bahia, seu interesse por ciência começou desde muito cedo, ainda criança, quando via filmes com cenas de laboratórios.

Formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) no ano de 1950. Nos anos seguintes, fez residência médica em patologia (1951-1953) na Universidade de Tulane, em Nova Orleans (EUA), doutorado em patologia (1956) pela Universidade de São Paulo (USP) e estágio de pós-doutorado (1960-1961) no Hospital Monte Sinai, em Nova Iorque, também nos Estados Unidos.

Ao longo de sua carreira tem sido amplamente reconhecido por seu trabalho e, como resultado, recebeu muitos prêmios, como a Medalha de Alto Mérito do Conselho Regional de Medicina da Bahia. Além disso, recebeu condecorações da Ordem Nacional do Mérito Científico em duas ocasiões: a primeira com título de Comendador (junho/1995) e a segunda com título de Grã-Cruz (junho/2004). A patologia de doenças como leishmanioses, doença de Chagas, doenças infectuosas e parasitárias, esquistossomose e fibrose hepática são focos de sua pesquisa”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.