Coronavírus: Sociedade Brasileira de Infectologia divulga nota de repúdio a notícias falsas

Postada em 7 de fevereiro de 2020 as 17:21

NOTA DE REPÚDIO

(Fake News)

A Sociedade Brasileira de Infectologia vem a público manifestar repúdio ao conteúdo de um vídeo que está sendo amplamente difundido em diversos grupos através do aplicativo WhatsApp. Neste vídeo, não é citado nem nome nem qualificação do indivíduo que está disseminando informações falsas (fake news) e envolvendo a nossa entidade.

Jamais a Sociedade Brasileira de Infectologia publicou que “preconiza o reforço de imunidade como a única estratégia preventiva contra a infecção pelo coronavírus”, tampouco que “a imunomodulação usando vitamina D em dose alta e injetável”, já que não há evidências científicas que este procedimento previna contra a infecção pelo novo coronavírus (2019-nCoV). Para esclarecer os profissionais da saúde e o público em geral, estamos divulgando informativos sobre o novo coronavírus, periodicamente, no formato de perguntas e respostas, pautados nas evidências mais atualizadas, em nossas redes sociais (http://bit.ly/30YyqII, http://bit.ly/2GB7HZ6, http://bit.ly/2H2h04D).

A Sociedade Brasileira de Infectologia é uma entidade médica, de caráter científico, que não medirá esforços para combater fake news.

São Paulo, 07 de fevereiro de 2020.

Clóvis Arns da Cunha

Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia