Corrida dos médicos 2019: nas ruas o esporte como estratégia de saúde

Postada em 20 de outubro de 2019 as 12:20
Compartilhe:


Nada como começar o domingo exercitando o corpo e espairecendo a mente. Foi assim que médicos e estudantes de medicina, além de atletas das mais variadas origens e profissões celebraram, na manhã deste domingo (20), o Dia dos Médicos (18 de outubro), participando de uma competição de rua que já tem tradição em Salvador.

A Corrida dos Médicos, realizada há 11 anos pelo Sindimed Bahia, já faz parte do calendário oficial de provas de rua do estado. Nesta edição, o evento esportivo levou ao circuito Ondina – Barra, de 6 Km, mais de 1.200 competidores, mantendo o sucesso dos anos anteriores. E em menos de 20 minutos de prova a classificação dos primeiros colocados já estava definida.

Mais uma vez, o Sindimed aproveitou a principal data comemorativa da categoria para chamar a atenção da sociedade baiana, em especial os médicos e estudantes de medicina, para a importância da prática do esporte no cuidado com a saúde.  Em paralelo à competição, o público pôde fazer outras atividades físicas e usufruir de café da manhã, massoterapia, além de receber orientações sobre saúde e fazer avaliação física profissional.

Médicos no pódio

A médica Moema Kuehnitzsch estreou na Corrida dos Médicos já conquistando o primeiro lugar na classificação geral feminina, com o tempo de 23:53. Há 15 anos trabalhando como radiologista, Moema buscou o esporte como forma de desestressar e hoje a atividade física já faz parte da sua rotina. “Hoje a corrida é a paixão da minha vida. Ela me ajuda a me concentrar e me disciplinar melhor na minha profissão”.

Mais um que estreou com o pódio, cravando o tempo de 25:14, foi o médico Alan de Brito Neves, de 39 anos, que já pratica o esporte há 10 anos, mas só nesta edição resolveu se inscrever. Infectologista da Cárdio Pulmonar, o Dr. Alan elogiou a organização da corrida e a beleza do circuito, “Gostei muito da experiência. Além do prazer do esporte ao ar livre ainda encontrei amigos que não via há anos. Na próxima estou aqui com certeza” arrematou o médico.

Presença da juventude

A estudante do 9º semestre da Escola Bahiana de Medicina, Anna Luiza Oliveira, 23 anos, participou da Corrida dos Médicos pela segunda vez e, este ano, conquistou o primeiro lugar entre as estudantes com a marca de 34:32. Ela disse que sempre praticou esporte e começou a correr aos 14 anos. “O meu esporte é o futsal, treino ao longo do ano e me senti preparada para correr”, contou.

Essa também foi a segunda participação na prova de Pedro Henrique Moraes que, aos 33 anos, obteve a primeira colocação, com o tempo de 27:57. Cursando o 8º semestre na Unime, o acadêmico disse que nem tinha a expectativa de vencer a prova, já que pratica corrida mais pelo lazer do que pela competição. “Comecei a correr como parte do meu treinamento em Jiu-Jitso e MMA e tomei gosto. Participei pela primeira vez em 2017 e nesta segunda cheguei em primeiro. Para o ano estarei de volta”, afirmou Pedro.

Exemplos de força

Marily dos Santos foi a primeira colocada do público externo geral, cruzando a linha de chegada com 21:28. Atleta profissional, ela corre há 20 anos e já participou de duas olimpíadas, a de Pequim e do Rio de Janeiro. “Participei de várias corridas realizadas pela Unimed, e esta, agora, em parceria com o Sindimed quero destacar que foi muito bem organizada”, ressaltou a atleta.

O primeiro lugar masculino do público externo, com tempo de 18:02, Élio Cássio dos Reis, também já se profissionalizou como atleta e venceu nada menos que as três últimas edições da Corrida dos Médicos, sendo já um veterano, com cinco participações nessa prova. O corredor, de 37 anos, que já foi garçom, disse que começou a correr por acaso, como parte do treinamento do Box. “O pessoal da luta me incentivou muito e hoje a corrida está sempre na frente pra mim. Treino diariamente, uma hora pela manhã e mais 40 minutos à tarde”, registrou.

————————————–

Exemplo de determinação

O professor e estudante de Direito, Gerônimo Guedes, 48 anos, mesmo sem ter feito o circuito, foi um dos destaques da 11ª Corrida dos Médicos. Ele é tetraplégico há três anos, e já tem experiência como paraolímpico, além de coordenar o projeto Salvador Acessível.

Apesar de não ter conseguido cumprir o percurso, devido a problemas técnicos no andador, Gerônimo trouxe ao público exemplo de força de vontade e determinação. “Venho de três cirurgias, e minha vontade de participar é ainda maior. Eu participo das corridas principalmente para divulgar os direitos das pessoas com deficiência e levar a mensagem da inclusão social”, afirmou.

Antes da Corrida dos Médicos, Gerônimo participou de corrida em Foz do Iguaçu, percorrendo 5km e pretende participar de maratonas em Florianópolis e na Pampulha.

————————————–

 

Principais classificações

A 11ª Corrida dos Médicos, realizada pelo Sindimed em parceria com a Unimed, fechou com chave de ouro as iniciativas de comemoração ao Dia dos Médicos 2019, que incluíram uma série de cards mostrando as dificuldades e alegrias do exercício da medicina, vídeo institucional e festa realizada em parceria com a boate Twist Pub, na noite da própria sexta-feira, 18 de outubro.

Confira, a seguir, as principais classificações dos médicos, acadêmicos e os primeiros lugares do público externo. Os resultados completos e detalhados podem ser conferidos na página da empresa organizadora Jardel Moura (jardelmoura.com.br/) ou centraldacorrida.com.br/corridasunimed_medicosba.

 

MÉDICAS

1ª – Moema Kuehnitzsch (26:53).

2ª – Tereza Cristina Mascarenhas Del Rei Fraga – Kitty Fraga (28:36).

3ª – Olívia Carla Bomfim Boaventura (29:00).

MÉDICOS

1º – Alan de Brito Neves (25:14).

2º – Matheus de Sá dos Santos (25:30).

3º – Donadson Araújo de Azevedo (25:38).

 

ACADÊMICAS DE MEDICINA

1ª – Anna Luiza Albuquerque de Oliveira (34:32).

2ª – Nathália de Alcântara Tanajura Maciel (46:06).

3ª – Larissa Santana de Meirelles (46:27)

ACADÊMICOS DE MEDICINA

1ª – Pedro Moraes (27:57).

2ª – Marcos Pinho Cerqueira (28:08).

3ª – André Moises de Oliveira Nunes (31:22).

 

PÚBLICO GERAL – FEMININO

1ª – Marily dos Santos (21:28).

2ª – Rebeca Rodrigues Costa (21:46).

3ª – Eliane Costa de Jesus (23:56).

 

PÚBLICO GERAL – MASCULINO

1ª – Élio Cássio dos Reis (18:02).

2ª – João Marcos Santos Ferreira (18:09).

3ª – Inácio Sousa Vieira (18:22).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.