29 de setembro é Dia Mundial do Coração

Postada em 29 de setembro de 2020 as 05:15
Compartilhe:


A iniciativa da data tem origem na World Heart Federation (Federação Mundial do Coração), com o intuito de alertar a sociedade para a necessidade de serem tomadas medidas para salvar vidas. Por vezes são pequenas mudanças que podem ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.

As doenças cardiovasculares são responsáveis, atualmente, por 30% das mortes em todo mundo e lideram as estatísticas de morbimortalidade, ceifando 15 milhões de vidas por ano, das quais nove milhões nos países em desenvolvimento. A OMS estima que essa mortalidade poderia ser reduzida, em até 75%, com adequadas mudanças no estilo de vida e a adoção de medidas de prevenção por parte dos governos e da população.

Face às estatísticas, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) atualizou, em 2019, a Diretriz de Prevenção Cardiovascular, também conhecida como “Cartilha do Coração”, que aborda os fatores de risco das doenças cardiovasculares, como colesterol, diabetes, estresse, hipertensão, obesidade e tabagismo, trazendo informações para o tratamento e prevenção.

O documento assinala que manter um estilo de vida saudável é decisivo para cuidar do coração. Os autores ensinam aos médicos estratégias para abordar de maneira efetiva com seus pacientes tópicos como dieta, atividade física, tabagismo e obesidade. A publicação está disponível neste link.

A SBC também inova ao abordar a questão da espiritualidade como fator protetor do músculo cardíaco. Segundo membros da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que produziram a “Cartilha do Coração”, novos estudos que estão sendo desenvolvidos indicam que pessoas com algum tipo de fé são mais resilientes e vivem melhor.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.