Hoje é Dia Nacional da Homeopatia

Postada em 21 de novembro de 2020 as 01:06
Compartilhe:


Muita gente já deve ter ouvido a expressão “doses homeopáticas” quando alguém quer se referir a algo que acontece aos poucos ou em pequenas quantidades. A expressão tem origem na utilização dos medicamentos homeopáticos, que é feita em doses reduzidas e diluídas. Pois bem, neste dia 21 de novembro, a homenagem do Sindimed-BA é para os médicos dessa especialidade. Parabéns, homeopatas.

No Brasil, o Dia Nacional da Homeopatia é comemorado nesta data (21/11), porque foi neste dia que, em 1840, chegou ao País o homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure, responsável pela criação do Instituto Homeopático do Saí – o primeiro em terras brasileiras a tratar pacientes com essa técnica. Antes de chegar ao Brasil, o próprio Dr. Benoit havia sido salvo de uma tuberculose através da homeopatia.

O termo Homeopatia, criado pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, considerado o precursor dessa abordagem da medicina, em 1796, tem origem grega e significa moléstia semelhante (homeos = semelhante, phatos = moléstia). O tratamento se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates, no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.

A homeopatia estimula a cura “de dentro para fora”, agindo no organismo humano como um todo e não apenas sobre os sintomas apresentados por determinada doença. Os medicamentos homeopáticos são produzidos em farmácias de manipulação e utilizam como matéria-prima ervas, raízes, minerais e animais, entre outras fontes provenientes da natureza.

No Brasil há registros de homeopatas que aqui se estabeleceram, antes mesmo da chegada do Dr. Benoit Mure, como o médico escocês Thomaz Cochrane, formado pela Universidade de Londres, que chegou ao Rio em 1829; o Dr. Frederico Emilio Jahn que, em 1836, apresentou à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro a tese Exposição da Doutrina Homeopática; e Emílio Germon, médico francês, autor do Manual Homeopático, editado em 1843.

Especialidade médica

Homeopatia é especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980 (Resolução CFM nº 1.000/80).

Para mais informações: Associação Médica Homeopática Brasileira,  Instituto Hahnemanniano do BrasilCentro de Estudos Avançados em HomeopatiaConselho Federal de MedicinaAssociação Médica Brasileira



2 respostas para “Hoje é Dia Nacional da Homeopatia”

  1. Leda Marchesini de Mendonça disse:

    parabens a todos os Médicos Homeopatas!

    Aprecio muito essa abordagem, que preserva o o paciente de procedimentos invasivos, dando oportunidade ao organismo de prevenir e ou se refazer de moléstias ao estimular a imunidade e enxergar o ser humano como um todo, corpo,mente e espiritualidade. ASSIM A EnxERGO.

  2. EDNA GOMES disse:

    Parabenizo todos os profissionais ,Deus abençoe com muita paz , saúde. sabesoria e fidelidade à sua escolha / vocação. de amar o que faz com tanta dedicação e estudo.. Em Especial agradeço a Dra. Dina Marchesini por cuidar de mim e todos seus pacientes com tanta dedicação competência , responsabilidade e amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.