25 de maio – Dia Internacional da Tireoide

Postada em 25 de maio de 2021 as 09:22
Compartilhe:


Desde 2008 o dia 25 de maio é dedicado aos problemas da glândula tireoide. A data foi estabelecida pela OMS em resposta a uma petição da Federação Internacional de Tireoide e tem como objetivo promover a conscientização, o entendimento dos problemas da tireoide e os desafios enfrentados pelos indivíduos, em nível internacional.

A tireoide é uma glândula com dois lobos localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão. Quando não está funcionando adequadamente esta glândula pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

Diagnóstico e Tratamento

Tanto no hipo como no hipertireoidismo, pode ocorrer um aumento no volume da tireoide, provocando o chamado bócio. Esse volume pode ser detectado com um exame físico simples. Além disso, O diagnóstico também é feito a partir de exames laboratoriais e pode ser detectado pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide.

Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres. Por isso os exames de rotina são muito importantes para detecção precoce dos problemas hormonais. O tratamento do Hipotireoidismo consiste em reposição do hormônio tireoxina que a tireoide deixou de fabricar. Como dificilmente a doença regride, ele deve ser tomado por toda a vida, mas os resultados são muito bons. Já o tratamento do Hipertireoidismo pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia e depende das características e causas da doença.

Desde 2008 o dia 25 de maio é dedicado aos problemas da glândula tireoide. A data foi estabelecida pela OMS em resposta a uma petição da Federação Internacional de Tireoide e tem como objetivo promover a conscientização, o entendimento dos problemas da tireoide e os desafios enfrentados pelos indivíduos, em nível internacional. A tireoide é uma glândula com dois lobos localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão. Quando não está funcionando adequadamente esta glândula pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). Diagnóstico e Tratamento Tanto no hipo como no hipertireoidismo, pode ocorrer um aumento no volume da tireoide, provocando o chamado bócio. Esse volume pode ser detectado com um exame físico simples. Além disso, O diagnóstico também é feito a partir de exames laboratoriais e pode ser detectado pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. Problemas na tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres. Por isso os exames de rotina são muito importantes para detecção precoce dos problemas hormonais. O tratamento do Hipotireoidismo consiste em reposição do hormônio tireoxina que a tireoide deixou de fabricar. Como dificilmente a doença regride, ele deve ser tomado por toda a vida, mas os resultados são muito bons. Já o tratamento do Hipertireoidismo pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia e depende das características e causas da doença.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.