Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil

Postada em 23 de novembro de 2020 as 11:25
Compartilhe:


O câncer infantil é a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos) no Brasil. Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Ao contrário do que ocorre com adultos, o estilo de vida geralmente não tem influência no desenvolvimento de cânceres no público infantil. A leucemia é o tipo mais comum de câncer em crianças, seguido de tumores do sistema nervoso central e linfomas.
Os tumores em crianças e adolescentes geralmente são mais agressivos e se desenvolvem rapidamente. Porém, os pacientes nessa faixa etária respondem melhor ao tratamento. As chances de cura são maiores, se comparado com o público adulto.
A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Comemorado no dia 27 de novembro, a data tem por finalidade estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil e apoiar as crianças com câncer e seus familiares.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.