Dia Mundial do Rim alerta para prevenção de doenças crônicas

Postada em 10 de março de 2022 as 16:38
Compartilhe:


O Dia Mundial do Rim é comemorado na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano, a data é nesta quinta-feira, dia 10. O objetivo é conscientizar a população para os cuidados que é preciso ter com os rins e reduzir a ocorrência de doenças renais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal crônica (DRC) afeta uma em cada dez pessoas no mundo e caracteriza-se pela lesão irreversível nos rins. No Brasil, , ainda segundo dados da SBN, o número de pacientes com DRC avançada é crescente, sendo que atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.

Se diagnosticada precocemente, a progressão da DRC pode ser controlada na maioria dos casos. Em geral, a doença não provoca sintomas significativos nos estágios iniciais, mas se não tratada corretamente, pode evoluir para quadros graves, em que o paciente necessita de tratamentos como a diálise e o transplante renal.

A campanha do Dia Mundial do Rim (DMR), idealizada pela International Society of Nephrology (ISN) e coordenada no Brasil pela SBN, foca justamente na educação sobre a doença renal em todos os setores de saúde.

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia (sbn.org.br).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.