Conhecer para prevenir: 27 de novembro é Dia Nacional de Combate ao Câncer

Postada em 27 de novembro de 2020 as 07:00
Compartilhe:


Criado através da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, tem como principal objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção.

A prevenção do câncer engloba ações para reduzir os riscos de ter a doença. O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer.

O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças. O tabagismo e a obesidade são fatores de risco para diversos cânceres. Estudos mostram evidências, por exemplo, que câncer na cavidade oral decorre, com freqüência, da associação entre álcool e tabaco.

O que é câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.

O Ministério da Saúde mantém um site específico do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no endereço: inca.gov.br, onde é possível buscar mais informações sobre o assunto.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.