Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme

Postada em 27 de outubro de 2020 as 08:16
Compartilhe:


Hoje, 27 de outubro, é o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme. A Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo, sendo muito comum na África, Índia e Oriente Médio. Estima-se que de 25 mil a 50 mil pessoas tenham a doença no Brasil. Fora do continente africano, a Bahia é o local com maior número de portadores de anemia falciforme.

A detecção é feita através do teste do Pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade. A principal característica da doença é a alteração das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). Essas células, quando alteradas, assumem a forma de foice (daí o nome falciforme), o que impede que circulem facilmente pelos vasos sanguíneos. A dificuldade do oxigênio chegar aos tecidos desencadeia vários sintomas, que vão de anemia crônica a episódios frequentes de dor severa.

O objetivo da data é divulgar para a população os sintomas, as formas de diagnósticos e a importância do acompanhamento médico do paciente.

(fontes: Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Salvador, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia)

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.