Dia Nacional do Cego

Postada em 13 de dezembro de 2020 as 06:00
Compartilhe:


“Curiosamente, a natureza me tirou algo valiosíssimo, a visão, e me deu de presente a música.” (Andrea Bocelli).

Também conhecido como o Dia Nacional do Deficiente Visual, esta data, criada por decreto, em 1961, pelo então presidente da República, Jânio Quadros, a data tem como objetivo incentivar a solidariedade e conscientizar a população contra o preconceito e discriminação, incentivando o espírito de solidariedade humana.

A deficiência visual pode ser classificada em duas categorias, a cegueira e a baixa visão. Na primeira a pessoa não possui a capacidade de enxergar ou possui essa habilidade muito limitada, com uma percepção mínima de luminosidade. Nesses casos a pessoa é impossibilitada de identificar objetos, sendo obrigada a utilizar outros sentidos para interagir com o mundo.

As pessoas com baixa visão são aquelas que conseguem enxergar, por exemplo, materiais com as letras ampliadas ou através de lentes de aumento. Os pacientes com baixa visão podem ter dificuldades para verificar objetos distantes; outros podem apresentar campo visual restrito; e existem até mesmo aqueles que possuem dificuldade com a distinção de determinadas cores ou apresentam sensibilidade exagerada à luz.

Inclusão

A data de hoje serve pra lembrar que deficientes visuais podem realizar praticamente todas as atividades que uma pessoa sem esse problema realiza. A pessoa com deficiência visual deve ser estimulada e encorajada a estudar e seguir uma profissão.

Muitas pessoas com deficiência visual são bastante independentes, algumas, entretanto, podem precisar de ajuda. Não hesite em ser solidário nesses casos. O mundo torna-se um lugar melhor a cada atitude positiva.

É sempre bom lembrar que muitos casos de cegueira poderiam ser evitados com prevenção e tratamento precoce. Sendo assim, lembre-se sempre de procurar um médico oftalmologista regularmente e, ao perceber alguma alteração visual, buscar o tratamento adequado.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.