Dia Nacional do Médico Radiologista

Postada em 8 de novembro de 2020 as 07:30
Compartilhe:


Interpretar corretamente as imagens das radiografias, mamografias, densitometrias ósseas, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e outras imagens médicas. Esse é o papel do médico radiologista.

Nesse dia 8 de novembro o Sindimed-BA parabeniza todos os colegas que escolheram essa especialização médica como campo de atuação.

Em quase todos os campos da medicina, e com os avanços tecnológicos das últimas décadas, as decisões de tratamentos quase sempre passam pelo uso e interpretação das imagens médicas. As imagens, hoje em dia, são imprescindíveis para obtenção de diagnósticos precisos e para o bom acompanhamento de tratamentos clínicos.

O dia 8 de novembro foi escolhido para homenagear os médicos radiologistas devido a descoberta do físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. Nesse dia, no ano de 1895, ele descobriu o raio-x. Em dezembro do mesmo ano, Roentgen, em experimento, adaptou um filme fotográfico ao chassis do aparelho gerador de raio-x e obteve, pela primeira vez, uma radiografia. A mão esquerda de sua esposa foi registrada no filme com as partes mais moles transparentes e os ossos e partes mais densas em um tom mais escuro. Sem saber qual o tipo de raio seria capaz de entregar tal resultado, o físico chamou a invenção de “raio X”. Após aperfeiçoar a descoberta, o experimento lhe assegurou o prêmio Nobel de física em 1903.

No Brasil a data em homenagem ao médico radiologista foi oficializada em 2012. Desde então celebramos a importância dessa especialidade médica e dos avanços técnicos e tecnológicos na área das imagens médicas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.