Dia Nacional e mundial da psoríase

Postada em 29 de outubro de 2020 as 09:04
Compartilhe:


A psoríase é uma doença autoimune que provoca irritação e reações inflamatórias na pele. É uma enfermidade não contagiosa, com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Apesar de não ter cura a psoríase pode ser tratada, trazendo de volta a qualidade de vida dos pacientes.

O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o dia mundial da psoríase. Por ser uma doença de pele muito visível, e apesar de não ser contagiosa, a psoríase pode gerar preconceito contra seu portador. A ideia por trás da data é conscientizar a população em geral, dando informações e educando o cidadão no intuito de diminuir, cada vez mais, o preconceito.

A causa do surgimento da Psoríase é ainda desconhecida. Embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes. A doença atinge homens e mulheres, em qualquer idade, podendo ocorrer desde formas localizadas e discretas, até formas muito severas, acometendo grande área da superfície corporal.

Os casos leves e moderados, que são cerca de 80%, podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol. Em caso de suspeita o paciente deve procurar ajuda especializada. Qualquer tratamento deve ser feito sob orientação médica. O acompanhamento psicológico é necessário, em alguns casos, para que o paciente tenha uma melhor adaptação ao impacto provocado pela doença.

(fontes: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.