DICA CULTURAL: 70 ANOS DE UFBA E MAIS 2 NOTÍCIAS DA ALBA

Postada em 13 de maio de 2016 as 10:21
Compartilhe:



A manhã desta quinta-feira teve entrada franqueada, sem crachá, na Assembleia Legislativa da Bahia.  O motivo: uma sessão especial que comemorou os 70 anos da universidade que foi alma mater de muitas coisas na Bahia, coesionada em seu nascimento por Edgard Santos [ok, sim assinalamos que o primeiro reitor da UFBA era médico de ofício], devidamente reverenciado por vários oradores, inclusive, o ex-governador e médico Roberto Santos, filho de Edgard Santos, que tentou – com a educação que todos conhecem – me conceder uma entrevista na véspera, dia 11, mas as condições atuais da telefonia conspiraram contra…


Ana Montenegro

Como notícia, em primeira mão, trago para vocês a informação de que o acervo de livros de Ana Montenegro (também jornalista e poeta, vale sempre lembrar) em breve estará integrado à BIA, a Biblioteca Isaías Alves, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, pertinho da sede do CREMEB. A doação e transferência dos livros já foi concluída, pelo que nos informou a diretora da unidade, professora Maria Hilda Baqueiro Paraiso. A 'coincidência' me ajuda a divulgar esta novidade no exato dia que assinala 101 anos e 1 mês do nascimento de Ana Montenegro…

No meio de muitos abraços, pedi a Paulo Costa Lima uma primeira lista de músicos notáveis que enriqueceram a UFBA, mas ainda teremos a chance de uma pauta exclusiva com o representante da Bahia na Academia Brasileira de Música.

De momento, fico com a sugestão que ouçam, do suíço Ernst Widmer, 'Ondina'

…e música que toca e aproxima as entidades médicas do campus da UFBA. Boa audição


No stand da EDUFBA, pude perceber como nem sempre damos a atenção devida à riqueza cultural de um prédio. Eu já estive, com certeza, mais de 300 vezes no prédio da reitoria, e nunca parei para imaginar a riqueza em azulejos de feitura portuguesa que lá existem. Pois este livro, de 2003, com apoio da Odebrecht, não só pode ser um ótimo guia de visitas como também um presente de fim de ano a pessoas de bom gosto.

Para este ano, no qual ainda teremos o Congresso dos 70 Anos da UFBA, pretendo dar a mais baianos o direito e o prazer, com o apoio do Conselho Regional de Economia, de conhecer o livro mais cult (na minha opinião) da Faculdade de Economia da UFBA: o do mestre Victor Atahyde Couto que trata da estrutura agrária de nosso estado e que sequer é 'existente' no tal de Google. A ideia é disponibiliza-lo em e-book.

Quanto ao meu intento de resgatar um fabuloso livro do colega de vocês, Heitor Praguer Froes, posso dizer que despertei alguns olhares muito atentos e receptivos. Aguardem desdobramentos…

Alô, Norte da Bahia!

No meio da sessão, foi divulgada uma atividade no dia 19, de manhã, a partir de 9 horas, que se somará a várias outras que homenageiam e reverenciam o professor que dedicou a vida e obra aos estudos sobre a história do município de Canudos: José Calasans. Para mim, que tive a honra de trabalhar informando o povo do Baixo-Médio São Francisco pelas ondas da rádio Juazeiro (quando 'ninguém' tinha internet), é tripla questão de honra comparecer e anotar algumas linhas para noss@s leitor@s.

Alô, Serrinha!

 


O mais inesperado foi o que eu só vi na saída. Mesmo meu melhor colega na equipe de profissionais de comunicação da ALBA, também só viu a dita cuja informação por um cartaz em lonita, que anuncia que Zelito Miranda estará autografando sua autobiografia também no dia 19 (à noite). É quase certo que eu passe lá também…

'Todo mundo' em Salvador já sabia da outra atividade de Zelito: domingo ele recebe Genival Lacerda, em pessoa, no Pelourinho, pra um show sem cobrança de ingressos.

Não façam as contas, tá? Mas eu guardo muito bem na memória que foi cantando de graça pros estudantes na reitoria de uma tal de UFBA, que Zelito começou a ganhar mais braços e abraços em volta de si…

 

*Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.


ICQ  694000225
skype: Marko Ajdaric 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.