• Sindicato dos médicos
    Sindimed Sindimed

    Dica Cultural: Dicas pelo Dia Internacional do Livro

    Postada em 20 de abril de 2018 as 10:35
    Compartilhe:


    O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha.

    A data começou a ser celebrada em 5 de Abril de 1926, em comemoração do nascimento de Miguel de Cervantes,

    No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

    Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

    Seguem nossas dicas pelo dia:

    Do selo L&PM, a homenagem a Cervantes, em Caixa Especial Dom Quixote – 2 volumes, na coleção Coleção L&PM Pocket

    A sinopse diz: “Jamais será encontrado um texto tão profundo e poderoso quanto este. A maior e definitiva expressão do gênio humano.”
    Dostoiévski

    Em 1605, há exatamente 400 anos, foi comercializada a primeira edição de Dom Quixote de la Mancha, obra-prima de Miguel de Cervantes, que marcou o início do romance moderno e o nascimento do “mito quixotesco” ou a defesa dos mais elevados princípios morais.

    A literatura nunca mais foi a mesma depois que um fidalgo espanhol fã de romances de cavalaria chamado Quijano leu demais destas histórias heróicas e, delirante, decidiu sair pelo mundo afora, na companhia do pangaré Rocinante e de Sancho Pança, seu fiel escudeiro e contraponto, para fazer o bem e salvar donzelas em perigo. Tinha início a história do romance moderno – gênero do qual a obra de Cervantes segue sendo apontada como a expressão máxima.

    A Caixa Especial Dom Quixote apresenta os volumes Dom Quixote – Livro primeiro e Dom Quixote – Livro segundo. Neles, respectivamente, o leitor encontrará o texto publicado com enorme sucesso por Cervantes em 1605, sob o nome de As aventuras do engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha, e A continuação das aventuras do cavaleiro da triste figura, publicada por Cervantes em 1615.

    Preço R$ 65,80

    Da editora LeYa,
    A Caixa de Pandora, do inglês Ferdie Addis

    Sinopse

    Se história antiga sempre foi seu calcanhar de Aquiles, não se preocupe. Ao contrário do que o nome diz, este livro vai lhe trazer apenas coisas boas. Um verdadeiro banho de cultura, onde você vai encontrar as origens das expressões mitológicas que usamos no dia a dia, além de informações curiosíssimas sobre a Antiguidade. Um presente que vai agradar a gregos e troianos. E você nem vai precisar de um mecenas para comprar o seu.

    Da  WMF Martins Fontes, um livro infatil: A Girafa, O Pelicano e eu, do galês Roald Dahl

    Sinopse: Uma girafa de pescoço elástico, um pelicano de bico mágico e um macaco dançarino- esses eram os donos da incrível Companhia de Limpeza de Janelas sem Escada. Ao lado deles, o menino Billy viveu as aventuras mais atrapalhadas e os dias mais felizes de sua vida!

    Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.
    https://www.facebook.com/marko.ajdaric.79

    Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



  • sindimed.com.br ©2016 Todos os direitos reservados.