DICA CULTURAL: 'HAIR' SAI EM DVD

Postada em 6 de maio de 2016 as 10:13
Compartilhe:


 


 

Apesar das notícias que correm nos darem conta que o espírito de 1968 morre a palpitações rápidas (note-se que o belo assalto aos sonhos dos céus da juventude parisiense começou justamente em 3 de maio, data nada comemorada neste turvo 2016), vale a pena saudar o lançamento, este mês, no formato de DVD, de 'Hair', do cineasta tcheco Jan Tomáš Forman, mais conhecido como Miloš Forman. Seja para aquisição, seja para locação, note-se que a caixa chega em preço mais barato que as regulares carradas de cinemão convencional.

A apologia doce e militante à contracultura (aguardem. Pra semana vamos falar de Rogério Duarte, amigos!) é o mote maior do filme 'Hair', de 1979, baseado em um musical quase homônimo (Hair: The American Tribal Love-Rock Musical), que fez um estrondoso sucesso na Broadway. Quem na nossa plateia tem menos de 90 anos e nunca suspirou sonhos bonitos ouvindo, por exemplo, o tema de abertura?

Enquanto a Era de Aquário parece não seduzir os comuns dos homens e também os que podiam dar melhores direções às coisas de todos, vamos aos tópicos que fazem deste clássico um momento obrigatório para usufruto…por que não em família?
 


a) Trata-se do libelo mais conhecido a favor dos sonhos de hippies e contra o belicismo americano daquela década de 1960 (alguém aí lembra que a Transamazônica foi aberta com napalm?).

b) O filme foi muito bem visto na Europa e no Brasil, mas não nos EUA, o que prova sua qualidade, certo?  Especialmente porque o que chamam de crítica norte-americana também desgostou da película.

c) Quanto menos nerd de cinema (li 6 resenhas), mais o crítico gosta do filme.

Curtam outra faixa marcante do filme I'm Black/Ain't Got No' aqui

Se não se incomodarem com dicas extras, 'Amadeus', também de Forman, já existente em DVD no Brasil, é bestialmente (no bom sentido) inesquecível.


Também já em DVD, 'Um Estranho no Ninho ('One Flew over the Cuckoo's  Nest) é um dos poucos filmes cult que assisti fora do meio apropriado, segundo meu/nosso mestre baiano do cinema, André Setaro, mas me lembro de ser impactado quase como se estivesse na sala grande…

Tá com saudades da música tema? Ouça aqui


*Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.


ICQ  694000225
skype: Marko Ajdaric 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.