DICA CULTURAL: NISE DA SILVEIRA, PARA ALÉM DO FILME

Postada em 19 de fevereiro de 2016 as 12:36
Compartilhe:


 
Apesar de ter nascido em Alagoas, se Nise da Silveira não tivesse estudado na Faculdade de Medicina da Bahia, a sua turma, formada em 1926, seria composta por 157 médicos – todos homens.

Pois ela, que fez aniversário na segunda-feira, dia 15, agora é tema do filme 'Nise: o Coração da Loucura', que tem uma circulação até razoável, no qual a re/conhecida atriz Gloria Pires assume o papel daquela que começou a mudar a percepção da sociedade brasileira sobre as doenças da psique (se podemos chamar assim).

A sinopse mostra que do término à estreia, a coisa não foi tão fácil (3 anos, por aí), mas fica lindo saber que foi no Odeon e com casa cheia.

Aqui, a estreia para a querida classe dos artistas

Não por acaso, o cineasta e diretor do filme, Roberto Berliner participa, 'dando a cara', da luta antimanicomial, no Rio de Janeiro, apesar do retrocesso nesse setor em pleno 2016, apontado até pela ABRASCO em nota publicada esta semana.
 

Já a peça teatral 'Nise da Silveira: Guerreira da Paz', continua rodando por aí, com merecidos prêmios. Informe-se, emocione-se aqui.

Na estante, o quase-recente livro do professor  Gustavo Henrique Dionisio, docente da UNESP, sobre Mário Pedrosa, que deu muito apoiou e defendeu Nise da Silveira em suas colunas no Jornal do Brasil é mais que alentado, mas peca por não ter nenhuma ilustração. Eu disponho de um exemplar, para quem quiser e precisar (muito) deste tipo de bibliografia.

No turismo

Como acreditamos que é razoavelmente frequente a ida de médic@s ao Rio, facilitamos a sua vida, mostrando o quanto a grandiosa obra do Museu de Imagens do Inconsciente fica perto do Hospital Nise da Silveira. Um marco do Brasil que sonha com menos esquizofrenia(s), com certeza.

*

Ainda sobre o museu, este livro da capa acima mostra dois dos artistas mais 'favorecidos' pelo sonho de Nise. Não conte pra ninguém, mas dá para folhear sem comprar o livro, em 25 minutos, 'enrolando', dentro de uma livraria…


A minha contribuição à circulação do nome deste patrimônio da (verdadeira) humanidade é esta caricatura, dentro de um projeto que pretende aproximar as novas gerações de baianinhos de pessoas do bem. Quem quiser nos apoiar para que Pirajá da Silva, Nita Costa, Sabino Silva, Sátiro Dias e João Garcez Froes ganhem tratamento semelhante é só dizer 'presente!…

Enquanto isso, ainda não foi à votação em turno suplementar no plenário do Senado o substitutivo ao projeto de resolução (PRS 04/2015), que cria o Diploma Nise Magalhães da Silveira. A iniciativa visa homenagear personalidades que contribuem com o desenvolvimento de técnicas e condições de tratamento humanizado da saúde no Brasil (já tem parecer favorável de pelo menos um senador baiano).

*Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.

ICQ  694000225

skype: Marko Ajdaric 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.