DICA CULTURAL: PARA RE/VER 'AMADEUS'

Postada em 10 de junho de 2016 as 11:54
Compartilhe:


O melhor jornal do mundo, o The Guardian, e o melhor jornal da América Latina, o mexicano La Jornada, assinalaram, entre vários outros veículos de comunicação, inclusive no Brasil, o passamento de Peter Shaffer, roteirista de 'Equus' e de 'Amadeus', seus trabalhos mais conhecidos no Brasil. Muito além destes filmes inesquecíveis, Peter mantinha a sua notoriedade e alcançou o título de sir por suas peças que muitas vezes foram encenadas na Broadway e no East End
 
'Amadeus' (1984), baseado em uma peça de Peter Shaffer e com o roteiro para cinema escrito pelo próprio Shaffer, é um drama sobre o quanto o talento magistral de atiçava a inveja do compositor menos prodigioso Antonio Salieri. 'Amadeus' rendeu um Oscar de melhor roteiro adaptado. O filme ganhou 8 prêmios Oscar, entre eles o de melhor filme, diretor (Milos Forman) e ator (F. Murray Abraham, como o intragável mesquinho Salieri).

Aqui, nossa propaganda gratuita da Vintage*, melhor locadora de DVDs de Salvador, aonde paramos para esta pose

Eu me dou o direito de fazer um destes paralelos típicos de quem não é cinéfilo de profissão, mas como não sei se terei a chance de falar deste outro filme, eu diria que os 'cacos' (ou laças de sintagmas, pra quem gosta da velha e quase morta semiótica) melhores de Amadeus lembra 'Anima Persa', de 1976 que foi estupidamente liberado para 14 anos, à época, no Brasil, dando direito a jovenzinhos como eu de não entender xongas de nadas da grandeza do filme, pelo menos, então…

Voltando a 'Amadeus'
 
Dois trechos da resenha de Cinemadebate.com resumem bem o que este potente filme deixou vivamente em minha memória:
 
…'o filme conta uma história triste e melancólica de forma absolutamente convincente e encantadora, o que não impede a existência de ótimos momentos de alívio cômico, notáveis principalmente nas falas de Salieri contra Deus'.
 
A interessante idéia de contar a história através da experiência de Salieri funciona muito bem, também porque a excelente montagem de Michael Chandler e Nena Danevic salta do narrador para a história em um ritmo muito bom, jamais sendo cansativo e mantendo-se sempre atraente.
 
Para ver um pouco da peça no teatro 'Amadeus', clique aqui e deleite-se. Portanto, não pestaneje e alugue ontem para re/ver esta jóia.
 

TEATRO:
 
'Equus' é uma peça de teatro escrita em 1973 por Peter Shaffer, relatando o caso de um psiquiatra que tenta tratar um jovem adolescente que padece de um patológico fascínio sexual e religioso por…cavalos. Shaffer inspirou-se num crime real, que envolveu um adolescente que cegou nada menos que cavalos. Ele construiu um relato fictício sobre o que poderia ter causado o incidente sem conhecer nenhum detalhe do crime. Esta obra é essencialmente uma história policial.
 
Para assombro de quem veio ao mundo para não acreditar que talento é dádiva, Peter teve um irmão gêmeo, Anthony Shaffer, que também era roteirista e dramaturgo. Anthony assinou o roteiro do filme de Alfred Hitchcock, 'Frenesi', e o de 'Morte sobre o Nilo'.
 

 
Nós fomos ontem ao encontro do baiano Luís Pimentel, mestre do jornalismo e do humor nacional (autoria e pesquisa) que já homanageei em uma exposição minha na Assembleia Legilsativa da Bahia (Alba-BA). Acima, fica uma foto anunciando, para breve, a entrevista com ele [à esquerda] combinada. (Em tempo: 'Cenas de Cinema' não é sobre cinema…). 


*Sobre a Vintage 

*Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.


ICQ  694000225
skype: Marko Ajdaric 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.