Encontros Sindimed traz o tema “Prevenção do suicídio: uma abordagem para Profissionais de Saúde”

Postada em 24 de setembro de 2019 as 08:40
Compartilhe:


Nesta quarta-feira, 25, às 19h30, o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) recebe o workshop “Prevenção do suicídio: uma abordagem para Profissionais de Saúde”, ministrados pelos médicos psiquiatras, Dr. Vinícius Pedreira e Dr. Antônio Carlos C. Freire. O evento é aberto ao público, especialmente para profissionais da saúde, com inscrições disponíveis no Sympla.

De acordo com o diretor do Hospital Juliano Moreira, Dr. Antônio Carlos, o workshop terá formato de aula geral, que abordará sobre a definição do suicídio e as dificuldades de identificação de alguns casos (acidentes, afogamentos, etc). “Os dados epidemiológicos, fatores de risco, fatores de proteção, avaliação do risco, dificuldades encontradas na rede serão discutidos”, explicou o médico.

Outas abordagens como a gestão dos sentimentos, impulsividade e aspectos psicodinâmicos, além do Efeito Werther – incentivo de predisposição ao suicídio ao divulgar suicídios consumados -, e Efeito Papageno – exposição de exemplos de suicídios que não foram consumados, gerando no expectador um efeito preventivo ao suicídio – também serão conteúdos que serão apresentados aos participantes.

O workshop “Prevenção do suicídio: uma abordagem para Profissionais de Saúde” faz parte do projeto Encontros Sindimed, criado para oferecer ao médico a oportunidade de atualização profissional, além de dialogar com a sociedade, trazendo temas de interesse público.

Sobre os palestrantes:

Dr. Antônio Carlos C. Freire

Diretor Geral do Hospital Juliano Moreira (HJM). Professor de psiquiatria da Ufba e da Bahiana.

Dr. Vinícius Pedreira

Médico Psiquiatra. Professor da FTC e Unifacs.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.