Exposição faz leitura da dimensão religiosa das doações em tempo de pandemia

Postada em 21 de maio de 2020 as 09:46
Compartilhe:


“Pagadores de Promessas” é o título da exposição que os artistas plásticos Luiz Claudio Campos e José Henrique Barreto realizam, a partir do dia 26 de maio, no espaço cultural do Laboratório DNA, na Pituba. O trabalho remete ao discurso verbal e imagético dos pagadores de promessa que percorrem as festas religiosas em busca de cura de males físicos e espirituais.
Em cédulas de dinheiro, no caso do Cruzeiro, criadas a partir de 1944, foram feitas intervenções gráficas com elementos de imagens, buscando, em forma de arte contemporânea, fazer uma abordagem sobre o ato de doação de bens e valores à igreja, seja qual for a linha religiosa.
Os artistas afirmam que estão, “através dessa mostra, pagando uma promessa para que esse momento difícil de pandemia e isolamento social seja atravessado de forma menos penosa, desejando que, em breve, possamos voltar às nossas práticas cotidianas”.
Nos últimos sete anos Luiz Claudio e José Henrique, do Ateliê Studio.391, colaboram com o projeto cultural do Laboratório DNA, que tem como objetivo a difusão da produção cultural de médicos, profissionais afins e artistas convidados. “Nesse momento de isolamento social, não poderíamos deixar de homenagear o trabalho que esse espaço vem realizando ao longo desses anos”, finaliza o José Henrique, que integra a diretoria do Sindimed-BA.
Luiz Cláudio e José Henrique trabalham juntos desde o ano de 2000, promovendo fusão de pensamentos e troca de conhecimentos. Artistas multimídia, investigam elementos da memória, relíquia, corpo e religiosidade popular tornando-os recorrentes da sua poética visual. Participaram de Salões de Artes, Bienais, exposições individuais e coletivas nacionais e internacionais, realizaram curadorias e foram contemplados com diversos prêmios pela sua produção artística. Possuem obras em acervos públicos e coleções particulares.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.