Governo do Estado da Bahia desrespeita o próprio plano de vacinação

Postada em 28 de janeiro de 2021 as 16:35
Compartilhe:


Enquanto os casos de Covid-19 aumentam em todo o estado, o Governo da Bahia divulgou nesta quinta feira, 28 de janeiro, que pretende vacinar, na primeira fase, somente idosos a partir de 90 anos. O anúncio fere decisão do próprio governo que, no seu plano de vacinação, prevê que a fase um, além de contemplar os trabalhadores da saúde, pretendia vacinar idosos a partir de 60 anos.

A mudança põe em risco o programa de imunização. Aumentando a idade mínima para 90 anos, a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) diminui, drasticamente, o número de pessoas imunizadas. Segundo os dados do último senso do IBGE, a Bahia tinha, em 2010, uma população aproximada de, somente, 46,6 mil idosos com 90 anos ou mais. Segundo dados apresentados pela própria SESAB, o número estimado de idosos com mais de 60 anos em todo o estado é de 565,5 mil. Essa redução no número de vacinações atrasa ainda mais o plano sanitário apresentado à população.

O Sindimed-BA entende que a gravidade da situação exige um planejamento bem feito e uma execução fiel ao que foi planejado e apresentado à sociedade baiana. Compreendemos que a falta da vacina é um empecilho para, de imediato, cumprir todas as determinações, porém entendemos, também, que, para se alcançar um resultado mais confiável e seguro, a idade mínima para este início de primeira fase deveria ser, ao menos, de idosos com mais de 75 anos.

Continuamos apoiando todo o esforço de todas as esferas governamentais para que a imunização da população ocorra da forma mais célere e eficiente possível. O Sindicato dos Médicos da Bahia entende que a vacina, por enquanto, é o meio mais eficaz para combater a Pandemia.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.