Médicos de São Gabriel se mobilizam pela dignidade médica e tem apoio irrestrito do Sindimed

Postada em 20 de janeiro de 2018 as 17:06
Compartilhe:


A mobilização dos médicos do município de São Gabriel, na região de Irecê, tem apoio irrestrito do Sindimed. Desde o primeiro momento, o sindicato colocou a sua estrutura a disposição dos médicos. O Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal foram notificados das medidas arbitrárias tomadas pela gestão municipal e, na próxima quarta (24), o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, irá a um ato de apoio aos colegas que ocorrerá em Irecê.

Trata-se de uma luta que transcende os pleitos de remuneração justa e condições de trabalho, ganhando o caráter de defesa da dignidade médica, a qual vem sendo afrontada sistematicamente pelos gestores públicos. Desta forma, há de se repudiar frontalmente a postura do prefeito de São Gabriel e da secretaria municipal de saúde tanto pelas medidas arbitrárias quanto pelo posicionamento publico no qual, invocando seletivamente aspectos legais, tenta desqualificar a atitude dos médicos e jogar a população contra os mesmos.

Cinicamente, o gestor defende as medidas de redução de salários e obrigação dos médicos do PSF de realizar plantões como necessárias para “operacionalizar os serviços de saúde do país” em uma inversão do principio constitucional de que “A saúde é um direito de todos e dever do Estado”. Tenta jogar nas costas dos médicos a responsabilidade de se corrigir os problemas do sistema público de saúde desviando o foco dos principais condicionantes da atual realidade como baixo investimento na Saúde, corrupção entre entes públicos e privados e ausência de uma política nacional e local de recursos humanos uniforme e justa.

Na verdade, os médicos, bem como a população e demais servidores, tem sido vítimas da falta de seriedade dos gestores públicos no trato da saúde e a realidade de São Gabriel se replica, com variações, na maioria dos municípios baianos e brasileiros. Neste sentido, este movimento deve ser encarado como um exemplo de defesa da dignidade médica e da saúde pública e tomado como referência na categoria médica.

Confira aqui o manifesto lançado pelos médicos de São Gabriel.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.