MÉDICOS REGULADORES E AUDITORES DO SUS COBRAM RESPEITO DO GOVERNADOR

Postada em 21 de dezembro de 2015 as 10:16
Compartilhe:


O Sindimed publicou nota pública ao governador, nesse domingo (20/12), no jornal Correio da Bahia, cobrando respeito aos médicos reguladores e auditores do SUS. Os segmentos estão mobilizados, em luta contra os ataques aos servidores públicos e os cortes da insalubridade que foram feitos pela Sesab.

Os médicos voltam a se reunir no Sindicato, em assembleia, na noite desta segunda (21), quando estará em pauta a greve dos segmentos atingidos.

Confira, a seguir, o texto veiculado para a população:

GOVERNADOR RUI COSTA, RESPEITE OS SERVIDORES

 
Recentemente o governador Rui Costa anunciou medidas de desmonte da carreira pública, atropelando o Estatuto do Servidor Estadual. Na área da Saúde os estragos são ainda mais desastrosos.
 
No momento em que a saúde pública sofre com a epidemia da Zika e outras viroses de grande impacto na população, o secretário de Saúde Fábio Vilas Boas promove cortes arbitrários nos salários dos médicos reguladores – já tão sobrecarregados cotidianamente -, atingindo o setor responsável por administrar a demanda na rede hospitalar.
 
Todas as tentativas de reverter as medidas arbitrárias da Sesab contra os reguladores foram em vão até o momento. Os médicos fizeram paralisações de advertência, com o cuidado de garantir os atendimentos de urgência e emergência. A situação, entretanto atingiu um ponto em que o serviço pode entrar em greve.
 
Também na contramão da história, o governador Rui Costa ataca Auditoria do SUS-BA. Enquanto em todo o País repercute o clamor contra a corrupção, na Bahia, o governo reduziu os salários dos auditores, responsáveis por garantir a lisura em todas as relações com o SUS. E não parou por aí. Quer contratar empresas privadas de auditoria.
 
Ao invés de valorizar a carreira do auditor do SUS – em grande parte composta por médicos -, fortalecendo sua atuação no combate às fraudes contra o Sistema Único de Saúde, quer terceirizar a auditoria através de contratos com empresas privadas que são sujeitas a margem de manipulação e cujo compromisso está mais ligado ao mercado do que aos interesses públicos.
 
A categoria médica e o conjunto dos servidores públicos exigem um posicionamento responsável do governador e do secretário de Saúde. Valorizar a carreira e autonomia dos médicos do serviço público é fundamental para mostrar maior comprometimento com o interesse da coletividade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.