Ministério da Saúde promete estruturar carreira médica no SUS

Postada em 11 de janeiro de 2019 as 14:03
Compartilhe:


Reivindicação histórica do Sindimed-BA e de toda classe médica, finalmente entrou na pauta do Ministério da Saúde a carreira de estado para os profissionais que atuam no serviço público. O novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deixou claro, em seu discurso de posse, que esse será um dos focos de sua gestão, ao abordar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Para estruturar o SUS, trabalharemos com carreira para a saúde pública. Com isso, sinalizamos fortemente a prevenção, a promoção e a reestruturação da Atenção Básica como caminho de estruturar toda a rede”, foi a afirmação do ministro Mandetta.

Para a presidente do Sindimed-BA, Ana Rita de Luna, a declaração é extremamente oportuna, na medida em que “existe grande disposição dos médicos em atuarem no SUS, mas além das precariedades estruturais da rede pública, a categoria enfrenta a falta de horizontes para consolidar uma carreira profissional.” A Dra. de Luna se diz otimista com as possibilidades que se abrem a partir dessa direção tomada pelo Ministério.

Mais que um estímulo aos profissionais, a estruturação de uma carreira médica trará enormes benefícios à população, que poderá contar com um acompanhamento mais seguro, permanente e personalizado, na medida em que o médico se fixar a longo prazo nas redes  de atendimento próprias do serviço público.

O novo ministro elencou ainda várias iniciativas para os primeiros 100 dias de governo, a exemplo da criação da Secretaria Nacional de Atenção Básica dentro da estrutura ministerial; da convocação de uma força tarefa interministerial para conter o surto de sarampo nos estados da Região Norte do País e de um “choque de gestão” na rede de hospitais federais, começando pelo Rio de Janeiro.

 

Carreira de estado para os médicos foi um dos pontos do discurso de posse do novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.