Nota de Repúdio da Sociedade Paranaense de Pediatria

Postada em 25 de outubro de 2018 as 19:15

A Sociedade Parananese de Pediatria (SPP) vem a público manifestar seu repúdio ao vídeo apócrifo que vem circulando nas redes sociais, em que crianças são apresentadas repetindo frases atribuídas a um dos candidatos à Presidência da República, com a finalidade precípua de comover o eleitorado.

A SPP, muito embora seja uma entidade apartidária, tem como responsabilidade a defesa dos direitos e interesses da infância e da juventude.

Estes são períodos em que crianças e adolescentes se encontram vulneráveis e sem condições de discernir as consequências de suas atitudes. Justamente em razão desta carência em suas faculdades de julgamento é que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente primam para que a família e a sociedade protejam os menores contra exposições indevidas que possam lhes causar afronta à segurança, moral e dignidade.

Utilizar-se de crianças para fins político-partidários é uma atitude que deve ser coibida por toda a sociedade e, em razão disto, a SPP informa que estará encaminhando denuncia à Procuradoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Paraná, para que adote as providencias necessárias, inclusive aquelas tendentes a responsabilizar os pais e produtores do vídeo.

Kerstin Taniguchi Abagge

PRESIDENTE DA SOCIEDADE PARANAENSE DE PEDIATRIA