Respiração é vida: cuide bem de seus pulmões

Postada em 20 de novembro de 2020 as 08:39
Compartilhe:


A nomenclatura Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) envolve um grupo de doenças pulmonares que reduzem o fluxo de ar e dificultam a respiração. As lesões aos pulmões causadas pela DPOC são irreversíveis, por isso, ao menor sinal de dificuldade respiratória, a pessoa deve procurar um médico. O diagnóstico precoce pode evitar a evolução da doença.

A DPOC é caracterizada pela obstrução da passagem do ar pelos pulmões, provocada, geralmente, pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença costuma se instalar após quadros persistentes de bronquite ou enfisema pulmonar.

Os sintomas incluem falta de ar, sibilos ou tosse crônica. Em todos os casos, os danos nas vias aéreas (brônquios, alvéolos), acabam por interferir na troca do oxigênio e gás carbônico nos pulmões.

O primeiro passo para o tratamento da DPOC é interromper a exposição do pulmão e sistema respiratório ao agente causador da doença. Parar de fumar é a medida mais comum. Quando se deixa esse hábito a função do pulmão melhora e, depois, a doença para de evoluir.

Programas de promoção à saúde e datas de referência, como a de hoje, são fundamentais para a conscientização da população e para a prevenção da DPOC.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.