Diretor do Sindimed-BA tem trabalho selecionado em Salão Nacional de Arte

Postada em 18 de novembro de 2020 as 16:43
Compartilhe:


Com o sugestivo título “Álbum de Família”, foi selecionada para o 16º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos, uma instalação de arte visual criada pelo diretor do Sindimed-BA, Dr. José Henrique Barreto, em parceria com Luiz Cláudio Campos. A base do trabalho é uma coleção de fotos de diversas fases da infância dos artistas visuais.

O vernissage acontece no dia 5 de dezembro de 2020, a partir das 18h, no Centro Municipal de Educação Adamastor, em Guarulhos – São Paulo. A exposição dos trabalhos permanece até 7 de março de 2021, diariamente, das 9h às 22h. Até o dia 26 de fevereiro o público visitante pode participar de uma votação que vai definir uma classificação das obras na opinião popular.

Para o Dr. José Henrique, as imagens que compõem a instalação “representam (e apresentam) a nossa família. O álbum com retratos é considerado um bem que se destaca na história familiar, assim como fotos que são colocadas nos diversos suportes do ambiente doméstico”, diz o médico.

O outro autor da obra, o artista plástico Luiz Cláudio, assinala, ainda, que “o conjunto de valores e regras sociais são direções para as poses nas fotografias, as quais são mostradas socialmente, relatando valores, estilos e memórias”, complementa Luiz.

O projeto da instalação registra que o suporte para esta mídia muda de acordo com os avanços tecnológicos, mas permanece a necessidade conceitual de garantir o álbum, que é vívido. A imagem presentifica e, por consequência, registra o fato – real ou montado-, em uma estética figurativa ou abstrata. Com a efemeridade dos dias de hoje, da velocidade, do descartável, do líquido, do instantâneo, o conceito de álbum foi ressignificado, mas não perdeu a sua necessidade de representação estética, de fazer e contar história.

 

 

O que: 16º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos.

Obra: instalação “Álbum de Família”.

Artistas: Luiz Cláudio Campos é professor de artes para alunos com necessidades especiais. Especialista em arte contemporânea, em educação especial e Mestre em artes visuais, pela Escola de Belas Artes da UFBA. José Henrique Barreto tem esse mesmo mestrado em artes visuais, é médico, Mestre em Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e Doutor em Medicina e Saúde, também pela UFBA.

Período da exposição: 6 de dezembro de 2020 a 7 de março de 2021, das 9h às 22h.

Vernissage e divulgação do prêmio aquisitivo: 5 de dezembro de 2020.

Local: Centro Municipal de Educação Adamastor (Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos – S. Paulo).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.