Sarampo e poliomielite mobilizam campanha nacional de vacinação

Postada em 19 de julho de 2018 as 19:09
Compartilhe:


18 de agosto será o Dia D de vacinação em todo o País. A campanha, entretanto, acontecerá entre os dias 6 e 31 de agosto.

Casos de sarampo confirmados recentemente nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas e Roraima acenderam o sinal amarelo para o risco de que a doença possa se espalhar pelo País.

Na Bahia, mesmo sem nenhum caso registrado, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) já anunciou um plano alerta aos municípios, que serão integrados à campanha nacional de vacinação, não apenas para o sarampo, mas também contra a poliomielite. A população alvo desta ação são as crianças de 1 até 4 anos 11 meses e 29 dias, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente.

O Brasil foi considerado livre do sarampo em 2016 e chegou a receber um certificado de eliminação do vírus. Atualmente, a doença voltou a ser motivo de preocupação entre os órgãos sanitários por conta dos novos casos e baixa cobertura vacinal. O alto risco para retorno da poliomielite também preocupa.

Recente levantamento do Ministério da Saúde constatou que a maioria das cidades brasileiras tem menos de 50% das crianças protegidas contra a pólio. Por recomendação do Ministério Público Federal, os municípios precisam adotar as medidas necessárias para garantir o aumento da vacinação contra a doença.

A Sesab informou que as vacinas são referentes à tríplice viral e estão disponíveis na rotina dos postos de saúde. Adolescentes e adultos que ainda não tomaram todas as doses devem buscar orientação no posto mais próximo, e iniciar a imunização imediatamente.

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.