• Sindicato dos médicos
    Sindimed Sindimed

    Sesab abre diálogo, mas médicos do Iperba continuam mobilizados

    Postada em 13 de março de 2018 as 20:21
    Compartilhe:


    A mobilização dos médicos do IPERBA (maternidade estadual) surtiu efeito. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) apresentou proposta de contratações extras (vínculos de cobertura) para cobrir férias e licenças de profissionais da rede de maternidades do Estado.

    A proposta foi aceita na assembleia dos médicos, dia 12, no Sindimed. Os profissionais, entretanto, se mantêm mobilizados e, através de ofício do Sindimed, encaminharam a pauta de reivindicações completa (abaixo) ao secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

    Em reunião com o sub-secretário Adil Duarte, nesta terça (13), o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, voltou a discutir a necessidade de garantir melhores condições de trabalho e de atendimento nas maternidades.

    Duarte informou que a diretora de Gestão da Rede Própria (DGRP) da Sesab, Tereza Paim, se reunirá com a diretora da maternidade, Dolores Fernandes para dar encaminhamento às medidas propostas e aos itens da pauta.

    O Iperba tem atendido com escalas desfalcadas, problema agravado quando um dos plantonistas entra de férias ou tira licença. Existe déficit de pessoal de fisioterapia e de enfermagem afetando diretamente a qualidade do atendimento.

    O Sindimed já notificou Ministério Público do Estado, Ministério Público do Trabalho e o Cremeb sobre a situação vivida nas maternidades da Bahia e seguirá cobrando solução da Sesab.

    Pauta

    • Disponibilização dos vínculos extras a partir de abril.
    • Garantir escalas completas de plantões.
    • Implantação de classificação de risco.
    • Ambulatório específico de avaliação de retorno.
    • Recomposição das equipes de fisioterapia e enfermagem.
    • Adequação para atendimento neonatal de alto risco (perfil de boa parte dos internamentos).

     

    O diálogo avançou nas duas reuniões, na Sesab, com o sub-secretário Adil Duarte, nos dias 12 e 13 de março


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



  • sindimed.com.br ©2016 Todos os direitos reservados.