Setembro Amarelo – Mês de prevenção ao suicídio

Postada em 3 de setembro de 2021 as 08:43
Compartilhe:


Setembro é o mês dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de se falar sobre este assunto. Trata-se de uma triste realidade que, em 96,8% dos casos, mantêm uma relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A campanha do Setembro Amarelo remete à história de Mike Emme, nos Estados Unidos. Jovem que, em 1994, cometeu suicídio, com apenas 17 anos de idade. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.

Mike possuía um automóvel Mustang amarelo, que ele mesmo reformou e pintou. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. Várias pessoas passaram, então, a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha.

No Brasil, a partir de 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, passou a organizar nacionalmente o Setembro Amarelo. A data tem como objetivo prevenir e reduzir o número de suicídios no país. A campanha Setembro Amarelo, hoje, é mantida no Brasil inteiro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.