Sindimed Bahia apoia decisão do Ministério da Saúde que bane o uso do termo “violência obstétrica”

Postada em 9 de maio de 2019 as 17:09
Compartilhe:


Em despacho publicado no dia 3 de maio de 2019, o Ministério da Saúde se posicionou contra o uso do termo “violência obstétrica”, considerando que o mesmo possui conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado no período de gestação-parto-puerpério.

O Ministério considera que o uso de tal termo criminaliza a atividade médica dos obstetras, profissionais dedicados à missão de salvar vidas, de prestar atendimento adequado às mulheres e de implementar as técnicas corretas em sua atuação, conforme as especificidades de cada caso.

A utilização da palavra “violência” deturpa o trabalho dos obstetras e agride frontalmente o compromisso destes médicos com a saúde das mulheres. Tanto que a definição isolada do termo “violência”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é “uso intencional de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação”.

Diante do exposto e do compromisso prioritário do Sindicato dos Médicos da Bahia com a promoção e defesa da atividade médica, bem como zelar pela saúde e dignidade dos profissional, nossa entidade apoia a abolição do termo  

Sindicato dos Médicos da Bahia


 

Veja essa publicação também em nossa página no Facebook.

#apoioaoMinistériodaSaúde #defesadoTrabalhoMédico #descriminalizaçãodaAtividadeMédica
#defesadosObstetras



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Denuncie quem não paga:

Acompanhe o Sindimed:

    
  • [yop_poll id=”1″]

  • Enquete

    Novos Convênios

    O Sindimed está atualizando e ampliando sua carteira de convênios e parcerias.

    Participe dessa enquete fazendo sugestões de produtos e serviços que você gostaria de ver incluídos no Guia de Convênios do Sindicato.

    A exemplo de: Cursos, Escolas, Lojas,Restaurantes, Salões de Beleza, Postos de Gasolina etc...



  • sindimed.com.br ©2016 Todos os direitos reservados.