Sindimed cobra melhorias no Hospital Mário Leal

Postada em 14 de janeiro de 2019 as 18:18
Compartilhe:


Em continuidade ao cronograma de visitas a unidades de saúde, a presidente do Sindimed-BA, Ana Rita de Luna, foi nesta sexta-feira (11) ao Hospital Mário Leal, no IAPI. Especializada em saúde mental, a unidade necessita de novas contratações de médicos psiquiatras, para a reposição dos que foram desligados, o que vem gerando sobrecarga.

Este problema provoca, inclusive,  indisponibilidade de agenda para retorno dos pacientes no tempo devido. É imprescindível a manutenção do tratamento, inclusive com a disponibilidade de medicamentos, entre os quais os de alto custo. Vale  lembrar que a interrupção do tratamento medicamentoso é a principal causa de crises e internações psiquiátricas.

Presidente do Sindimed defende mais respeito a médicos e pacientes do Mário Leal

Ana Rita de Luna também constatou precariedade nas instalações do ambulatório, desprovido do mobiliário mínimo necessário e de um sistema adequado de refrigeração. Os atuais aparelhos de ar-condicionado são velhos e geram barulho intenso, dificultando a adequada consulta do médico a pacientes e familiares.

Atraso salarial

Outra questão que precisa ser resolvida é o frequente atraso salarial dos médicos terceirizados, contratados pela Fundação José Silveira, além da ausência do pagamento de férias. Somada a isso está a insuficiência do número de leitos de observação e de internamento no setor de emergência, o que piora a demanda reprimida da Central de Regulação.

Além do número insuficiente de leitos, falta estrutura de laboratório de análise 24 horas e de médicos clínicos, para interagir interdisciplinarmente. Isto ajuda na melhor condução de outras comorbidades além das doenças psiquiátricas. Evidentemente, a ausência de uma equipe multiprofissional completa compromete o atendimento aos pacientes.

Placa na parede mostra que hospital ideal ainda está distante do real

O Sindimed  cobra ao governador Rui Costa a devida sensibilidade e responsabilidade no trato destas e de outras questões importantes ao bem-estar do público atendido pela rede de saúde bem como ao exercício digno da medicina no estado da Bahia.  O Hospital Especializado Mário Leal é fundamental no tratamento da saúde mental, sobretudo para famílias mais vulneráveis economicamente, e precisa funcionar de forma mais eficiente.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.