Sindimed recorre à Justiça contra Revalida Estadual

Postada em 26 de março de 2021 as 17:31
Compartilhe:


O Sindimed-BA ingressou com Ação Civil Pública, na Vara da Fazenda Pública de Salvador, no dia 20 de março, com pedido de antecipação parcial da tutela de mérito contra o Estado da Bahia, no sentido de barrar a revalidação de diplomas de médicos formados no exterior, como quer o governador, através do Decreto nº 20.329/2021.

A iniciativa, protocolada pelo Dr. Marcelo Barreto, advogado do Sindimed, foi discutida conjuntamente com os departamentos jurídicos do Cremeb e da ABM, com a participação da diretora jurídica do Sindimed, Dra. Izabella Seraphim. Contou, ainda, com a participação de Dr. Júlio Braga que, como conselheiro federal, conhece bem os detalhes do processo do Revalida. A presidente do Cremeb, Dra. Teresa Maltez, também participou das discussões. Continuam em andamento estudos sobre outras formas jurídicas para impedir a revalidação pelas universidades estaduais.

Insustentável

O Sindicato entende que, além de insustentável a alegação de que não existem médicos no interior da Bahia para fazer face à urgência criada pela pandemia, não é seguro que o governo institua mecanismo paralelo de validação de diplomas, burlando o mecanismo instituído nacionalmente que é o exame Revalida, já aplicado atualmente pelo INEP.

Sobrepõe-se a tudo isso o fato de que é impossível o estabelecimento de um “Revalida Estadual” na situação em que se encontram as universidades públicas da Bahia. Isso é afirmado pelos Colegiados dos próprios cursos de medicina das faculdades UESC, UESB e UNEB, que já se pronunciaram de forma unânimes sobre a impossibilidade, seja porque lhes falta estrutura, seja porque não haveria tempo hábil para realizar a prova durante a pandemia, reafirmando, ainda, que já existe o Revalida Nacional.

Não faltam médicos

“Há anos o Sindimed-BA vem cobrando do Governo do Estado a realização de concursos públicos e a necessária valorização do trabalho médico”, destaca a presidente do Sindicato, Dra. Ana Rita de Luna. “Na contramão das necessidades do sistema de Saúde Pública, entretanto, a contratação de médicos pelo Estado vive seu estágio máximo de precarização”, completa a médica.

A ação interposta pelo Sindimed explicita que o governo impõe a contratação de médicos por pessoa jurídica, estipula contratos com excessiva onerosidade aos contratados, remunera de forma aviltante os médicos (a exemplo do Edital 01/2021 da Fundac que fixa o vencimento básico dos médicos clínicos em R$1.180,00/30horas semanais), e não fornece adequadas condições para o exercício do trabalho médico, principalmente nos gripários.

As motivações contidas no Decreto nº 20.329/2021 não consideram, finalmente, o simples fato que o médico formado no exterior já tem a prerrogativa de realizar a prova do Revalida Nacional, conforme regras reconhecidas e lastreadas tecnicamente, aplicadas há décadas.

O Revalida Nacional é a única forma para a verificação da aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional da Medicina no Brasil, para médicos formados no exterior.



Uma resposta para “Sindimed recorre à Justiça contra Revalida Estadual”

  1. Isso. Exame pata todos para testar as habilidades habilidades dos formados no brasil como para os formatos no exterior aos moldes da oab.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.