Sindimed engajado nas atividades da Campanha Mundial da Voz

Postada em 25 de abril de 2019 as 16:27
Compartilhe:


Você sabia que abril é o mês da voz? Sim, mais precisamente o dia 16 de abril é a data mundial dedicada a dar visibilidade para a importância dos cuidados com a voz. E essa data foi uma criação de médicos brasileiros, que há 21 anos estabeleceram este marco.
Sintonizado com campanhas fundamentais para a saúde, no dia 23 de abril, o Sindimed-BA realizou o evento “A vez da voz: em abril, a voz é a bola da vez” – totalmente gratuito -, que reuniu profissionais com larga experiência nas áreas de otorrinolaringologia e fonoaudiologia para falar sobre as boas práticas para a voz.
Segundo a diretora de Comunicação do Sindicato, Dra. Clarice Saba, que também é especialista da área, a iniciativa integra uma campanha permanente denominada “Encontros Sindimed”, que já abordou assuntos como saúde mental, suicídio, distúrbios auditivos e que já tem como próxima atividade a palestra “Autismo: Conscientizar para Incluir”, no próximo dia 29, marcando a campanha Abril Azul, que se dedica a dar maior visibilidade ao tema.

Palestrantes
Para o Dr. Davi Varela, primeiro palestrante, é preciso conhecer melhor as estratégias para utilização da voz, de forma a preservar a saúde das cordas vocais. “Quem utiliza a voz como instrumento de trabalho, como professores, cantores e pregadores, por exemplo, não pode fazer uso contínuo dela por mais de 6 horas ao dia”, afirma Varela, destacando que a prevenção a lesões inclui cuidados com o ambiente de trabalho e as condições emocionais das pessoas. O médico fez, ainda, uma referência à importância da abordagem multidisciplinar que envolve outras especialidades, como os gastroenterologistas e fonoaudiólogos.
Na sequência, o Dr. Paulo Perazzo, iniciou sua palestra lembrando a iniciativa pioneira da Associação Brasileira de Laringologia e Voz ao criar o Dia Mundial da Voz, no final da década de 90. Entusiasta das novas tecnologias terapêuticas, Perazzo trouxe informações sobre a medicina de ponta, que utiliza a robótica e nanotecnologia para diagnósticos e tratamentos no aparelho fonador. “A voz é o instrumento mais antigo para transmissão do conhecimento, mas a fisiologia da voz é um campo de estudos relativamente recente ainda”, Lembrou o médico.
A palestra final da noite foi proferida pela fonoaudióloga Jaqueline Matos, que destacou a responsabilidade das pessoas sobre a utilização da voz. “O principal vilão, hoje, é o fato de que muita gente desconhece os próprios limites e extrapola”, disse a profissional, assinalando ainda que existem diversos vetores que impactam na voz, como as alergias a fatores ambientais (poeira, mofo, umidade) e alimentares (intolerância a lactose)

Campanha mundial
Iniciada em 1999, a Campanha Mundial da Voz hoje é um sucesso não apenas no País, ao alertar e orientar milhões de brasileiros, mas em todo mundo, diagnosticando lesões pré-cancerosas, casos de câncer já manifesto, além de lesões benignas. Dia 16 de Abril é também o Dia Nacional da Voz.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 1999, ano em que a campanha foi lançada, o câncer de laringe produzia anualmente 15 mil novas vítimas no Brasil, e oito mil desses casos costumavam ser fatais. Aproximadamente 40 mil pessoas são atendidas e recebem conselhos durante cada uma das edições da campanha.

 

Na próxima terça-feira, 23 de abril,  acontece, na sede do Sindimed, o evento "A vez da voz: em abril, a voz é a bola da vez”, que abordará boas práticas para a voz. As inscrições são gratuitas no local ou pelo site www.sympla.com.br. #saúdevocal #Comocuidardavoz #cuidadoscomavoz



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.