Transparência na gestão do Planserv é questionada em audiência no MPE

Postada em 4 de julho de 2019 as 15:49
Compartilhe:


Audiência no Ministério Público do Estado, no dia 3 de julho, colocou frente a frente usuários do Planserv e Governo do Estado. Foram contundentes as críticas à gestão, à falta de transparência nas contas do plano e as denúncias de desassistência. A representação do Sindimed-BA voltou a denunciar o desrespeito aos médicos e pacientes e a recusa do Planserv em negociar as reivindicações da categoria.

Entre as diversas queixas apresentadas pelos usuários na audiência, o destaque foi a limitação de atendimentos determinada pelas cotas. Os representantes do Planserv não apresentaram os critérios para restrição de número de atendimentos. Na verdade, nenhuma das explicações apresentadas pela gestão foi convincente, ficando a sensação de que existe uma “caixa preta” que precisa ser aberta pelo governo.

Um ex-conselheiro do Planserv, na plenária, cobrou dos gestores a abertura das contas do plano, para que sejam esclarecidos publicamente os números do quanto se arrecada e o quanto se gasta, além de outras informações sobre os valores destinados às consultas eletivas, urgência e emergência. Nesse sentido, foi solicitada a realização de uma nova audiência pública para que as contas sejam demonstradas e explicadas.

Outro ponto relevante abortado na presença do Ministério Público foram os critérios de credenciamento de profissionais, que também não são claros. Representações dos funcionários públicos, especialmente do interior, se queixam de que embora existam clínicas e médicos em condições de prestarem os atendimentos nas localidades, muitos pacientes têm que se deslocar para Salvador por falta de ampliação dos credenciamentos.

Os usuários e suas representações questionaram também a necessidade da contratação da empresa Qualirede para fazer a administração do plano. Foi colocado em dúvida se os gastos com a gestão terceirizada não seriam melhor aplicados na atividade fim que é a prestação dos atendimentos médicos.

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.