UBS do Alto do Peru: funcionários querem reavaliação da Prefeitura sobre referência para varíola dos macacos

Postada em 29 de setembro de 2022 as 16:28
Compartilhe:


Médicos e enfermeiros da Unidade Básica de Saúde do Alto do Peru (USF Nossa Senhora de Guadalupe) consideram a unidade sem estrutura adequada para ser escolhida como referência em atendimento de varíola dos macacos (monkeypox). Assim, estão tornando pública a preocupação com a assistência que devem dar à população local, considerando o objetivo da Unidade.

Informando que esperam uma reavaliação da Prefeitura de Salvador sobre a escolha da Unidade como referência, os funcionários alertam que há ainda outros agravantes: a UBS atende gestantes, crianças, idosos; fica ao lado de uma escola infantil e é posto de vacinação animal.

Ao ser procurado e tomando conhecimento dessa preocupação, o Sindimed enviou um diretor ao local para avaliar a situação. Foi constatado que de fato as instalações da UBS não apresentam estrutura adequada para as atribuições citadas, pois possui instalação física funcional restrita, que possibilita um grande cruzamento de fluxo de pacientes.

Os pacientes adultos e crianças estariam em contato direto com os possíveis contactantes, além de já ser preocupante o contato com pessoas que acompanham animais a vacinar. Há ainda o agravante da proximidade a uma escola pública, ao lado. Fica evidente o cruzamento de fluxo no acesso à unidade.

Os funcionários esperam que o gestor municipal reveja essas determinações e faça um direcionamento para uma unidade melhor estruturada para esse fim e com possibilidades de receber pacientes com provável quadro infectocontagioso em grande volume. Eles informam, ainda, que a unidade certamente irá atender a demanda espontânea, mas não há estrutura para ser unidade referenciada.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.