DICA CULTURAL: AO MÉDICO, COM HUMOR

Postada em 21 de outubro de 2016 as 09:11
Compartilhe:


Dizem (e nunca foi contestado) que 'rir é o melhor remédio' é o único anexim que está presente em todos os idiomas ocidentais. Com esta nossa coluna, saudamos o Dia do Médico abordando informações sobre cartuns e quadrinhos, que têm a ver com o tema.
 

 
1) O colega de vocês, o premiado chargista Ronaldo Cunha Dias, já foi objeto de uma coluna nossa. Ele continua programadíssimo para suceder o atual painel ilustrativo na porta do SINDIMED BA com alguns seus trabalhos sobre o tema medicina, hospitais e saúde. Este mês, Ronaldo teve lançado pela UPE (Universidade de Pernambuco – estadual) o livro 'A Dádiva do Cuidar: Princípio das Humanidades',  que aborda mais de 50 temas sobre os cuidados da infância, com cartuns e linguagem de cordel. O objetivo da obra, segundo a Folha de Pernambuco, 'é humanizar o atendimento nos três hospitais da universidade – Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Centro Integrado Amaury de Medeiros (Cisam) e Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape)', conforme declarado pelo médico Carlos Reinaldo Carneiro Marques, condutor da ideia, ao lado do chefe do projeto, Paulo Barreto Campelo. Pela sinopse oficial, cada cópia sai por R$ 60. Eu tentei ligar para a editora, às 15 horas de anteontem, mas ninguém atendeu, para viabilizar a chegada de pelo menos um exemplar. Mas não faltarão oportunidades… 
 
2) Em julho, eu pude assinalar, aqui na coluna… 'desde o curso de enfermagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu , tivemos a grata satisfação de ver, só este mês, uma matéria com vídeo de abril, de uma história em quadrinhos sobre como as crianças com mielomeningocele e seus pais e cuidadores devem encarar a moléstia' 
 
Demorou um pouco, mas nós recebemos um lote de 10 exemplares do gibi 'Juca em uma Viagem pelo Aparelho Urinário'. 8 serão doados para manuseio e leitura das crianças do Martagão Gesteira, e 2 ficarão à disposição dos médicos visitantes  da sede do SINDIMED – BA (no acervo ao lado da sala de imprensa)
 

3) O cartunista e chargista Claudio de Oliveira, do grupo Agora/Folha de São Paulo, nos concedeu o direito de re-publicar esta charge sua. Vocês vão não gostar, mas eu convenci o colega a subir o valor de seus livros virtuais para 10 reais. Vejam, no subtítulo deste tomo aqui, que ele concorda que rir faz bem. Eu e ele, por sinal, temos uma história com alguns pontos em comum, mas vai ficar para a edição 1169 (segunda-feira) de minha newsletter mundial sobre quadrinhos e afins, o Neorama , a íntegra de uma entrevista com ele, que vai ter que ser 'mexida' em função de uns babaquinhas 'de plantão' que não tem muita coisa que fazer e resolveram atacar um colega nosso citado com destaque na entrevista. Na edição 1168 (que ponho no ar amanhã), tem uma charge do francês Babouse, facilmente inteligível, sobre tele-medicina.
 
4) É questão de dias e teremos uma caricatura em PVC de 1,90 metro de Nita Costa, médica benemérita da Bahia, sendo exposta aos olhos do povo de Salvador, especialmente de Ondina. Aguardem mais esta iniciativa minha virando realidade… 
 

 

5) Esta imagem que reproduzo acima é a sério. Franco de Rosa é desses seres que não só sabem de tudo do seu ofício como têm o dom de agregar pessoas em todo lugar que passa. Ela é a imagem que estou mandando como 'Whatsuppadinha do Markão', hoje, mas tem a ver com vocês, na medida em que estou tentando, também, meios para comprar algumas cópias para as crianças do já referido Martagão Gesteira, a tempo do Natal. Nas bancas, o valor é 15 reais, e se você tem uma criança criativa em casa, pode ser uma opção muito mais 'saudável' do que passatempos mais caros e emburrecentes…
 
6) Em tempos bicudos, qualquer promoção é bem-vinda. O portal Izneo (confiável) é o maior vendedor de quadrinhos (autorais ou não) de expressão franco-belga. Para comemorar 70 anos de Lucky Luke, fabulosa criação do belga Morris que quando passa a ter René Goscinny no roteiro (o autor mais vendido do século XX em solo francês) ganha contornos fantásticos. Diferentemente dos próprios americanos, ele viu nas idas, vindas e escaramuças da 'conquista' do Oeste americano um ambiente para contar e recontar não somente bangs e bangs, mas um amplo painel que vai da tournée de Sarah Bernhardt à criação do PT Barnum Circus. Das milhares de HQs que já li nesta vida, com certeza, a melhor é 'Jesse James', na qual o 'bandido mais culto do Oeste' só se expressa com os demais citando… Shakespeare! Esta primorosa obra (e mais 9) está à venda por 1 euro, até o dia 24 [em inglês e/ou francês], comemorando 70 anos da criação (ainda a solo) do herói que atira mais rápido que a sombra por Morris. RECOMENDO

 
7) Sem gancho 'imediato', vale lembrar que, na Bahia, quem aborda sempre cuidados e acolhimento a pessoas afastadas de muitos atendimenotos é 'Fala, Menino!' a turminha do Luis Augusto, na estrada há bem mais de 15 anos. Confira, e divulgue pelo mundo!

 

Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.
http://www.facebook.com/marko.ajdaric.79


 

Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.
 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.