• Sindimed, ABP e CFM promovem palestra sobre a prevenção ao su...

    Hoje, terça-feira 28 de setembro, o Sindimed-BA, em parceria com o CFM e a ABP, irá real[...] Saiba +
  • Clínicas de estética também fazem parcerias com o Sindimed-BA. Veja nossa lista de parceiros nesta área no site do sindicato. A lista de todos os parceiros que o Sindimed-BA conquistou encontra-se no endereço https://sindimed-ba.org.br/convenios .

    Quem tem Sindimed tem vantagens...

    Clínicas de estética também fazem parcerias com o Sindimed-BA. Veja nossa lista de parc[...] Saiba +
  • O suicida, muitas vezes, como apontado acima, sofre de algum transtorno mental. Portanto evitar o suicídio, em muitos casos, passa pelo tratamento e acompanhamento adequado destas condições.  Um dos maiores mitos sobre o suicídio é que não se deve falar sobre o assunto, pois poderia estimular a pessoa a concretizar o ato. Esse é um erro comum, propagado até mesmo pela imprensa. É importante saber que falar sobre o suicídio pode ajudar o paciente a procurar a ajuda adequada para o tratamento da sua condição. Na página oficial da campanha, mantida pelo CFM, é possível acessar material sobre a campanha e baixar a Cartilha Suicídio, Informando para Prevenir. Nesta cartilha há material importante tanto para familiares de pessoas que passam por esse problema, para a comunidade médica e jornalistas.

    Sindimed, ABP e CFM promovem palestra sobre a prevenção ao su...

    Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho F[...] Saiba +
  • O Dia Nacional da Doação de Órgãos foi instituído pela Lei nº 11.584/2.007 visando conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto polêmico e de difícil entendimento. Por ser ainda considerado um tabu, geralmente as famílias recusam a proposta da doação. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para essa alta taxa de recusa, que não ocorre só no Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e religião. O que é o transplante de órgãos O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto. De acordo com a legislação brasileira (lei nº 10.211, de 23 de março de 2001), a retirada dos órgãos e tecidos para doação só pode ser feita após autorização dos membros da família. Para a doação, o doador deve apresentar morte encefálica, e seus órgãos aptos para serem transplantados para outra pessoa. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde. Pessoas vivas também podem ser doadoras Pessoas vivas também podem ser doadoras de órgãos, mas apenas aqueles que são considerados “duplos”, ou seja, que não prejudicarão as aptidões vitais do doador após o transplante. Um dos rins ou pulmões, parte do fígado, do pâncreas e da medula óssea são exemplos de órgãos que podem ser doados por pessoas ainda em vida. A doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas.

    27/09- Dia Nacional da Doação de Órgãos...

    O Dia Nacional da Doação de Órgãos foi instituído pela Lei nº 11.584/2.007 visando c[...] Saiba +
  • Nota de pesar – Dr. Antonio Carlos Nogueira Britto...

    O Sindimed-BA lamenta informar a passagem do médico e professor Dr. Antonio Carlos Noguei[...] Saiba +

Saúde mental

Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.