PLANTÕES DESFALCADOS PREJUDICAM TRABALHO EM HOSPITAL DE ILHÉUS

Postada em 25 de janeiro de 2017 as 18:21
Compartilhe:


As precárias condições em que trabalham os médicos do Hospital Regional Luiz Viana Filho motivaram a ida do presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, a Ilhéus na segunda-feira (23). Curiosamente, o problema é discutido menos de um mês após a Sesab divulgar em seu site o "ritmo acelerado" das obras de reforma e ampliação da Emergência daquele importante hospital. Francisco Magalhães esteve no local e disse não ter visto obras.

 


Ele conferiu, sim, o nível de insatisfação dos médicos quanto aos plantões desfalcados, problema que estimula, inclusive, vários deles a cogitar pedido de demissão. Segundo Magalhães, o problema persiste mesmo após o Ministério Público do Estado determinar ao governo colocar em cada plantão dois especialistas, respectivamente, em ortopedia, cirurgia, anestesia, pediatria e clínica. O dirigente sindical aproveitou a visita a Ilhéus e foi à Promotoria Pública, onde reportou ao promotor Pedro Nogueira Coelho os problemas relatados. Coelho sugeriu que o Sindimed faça uma provocação ao órgão para que providências cabíveis sejam tomadas.
 
NOVO HOSPITAL
 
Na conversa com Pedro Nogueira Coelho, Francisco Magalhães reiterou a atenção permanente do Sindimed quanto ao vínculo trabalhista que se estabelece entre os médicos e a direção das unidades de Saúde. O Hospital Regional da Costa do Cacau está em construção no município de Ilhéus e as atenções estão voltadas justamente para o vínculo que se estabelecerá. O mais interessante é que a admissão dos médicos seja através de concurso público, devido aos riscos representados pela pejotização (contratos na modalidade pessoa jurídica), que desconsidera direitos trabalhistas conquistados, como férias, 13º salário e aposentadoria, por exemplo.
 
O promotor ficou de participar de uma articulação voltada a uma ampla discussão do assunto na região. Segundo informações do governo do estado, o Hospital Regional da Costa do Cacau deve ser entregue no primeiro semestre deste ano. Deverá contar com 180 leitos numa primeira fase, incluindo leitos de terapia intensiva adulto e neonatal. Terá também o serviço de cirurgia cardíaca, que será responsável por atender toda a região sul. Para a segunda fase, estão previstos mais 120 leitos do equipamento hospitalar, considerado de grande porte. A unidade oferecerá atendimento em ortopedia, cardiologia, dentre outras especialidades. Haverá 30 leitos de UTI na primeira etapa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.